A efetividade dos telecentros nas politicas de inclusão digital

22 jul 2011 by josé carlos vaz, 1 Comment »

Nesta semana, participei da banca de defesa da tese de doutorado de Cristina Kiomi Mori, no Programa de Pós-Graduação em Política Social da UnB. A autora é uma grande especialista no tema, e coordena o Programa Telecentros.BR, do Ministério das Comunicações.

Em um excelente trabalho, a tese desenvolve um modelo para analisar os principais aspectos da efetividade potencial de políticas de telecentros na esfera federal.  O modelo foi aplicado às iniciativas federais de maior abrangência e, de forma mais aprofundada, ao Projeto Casa Brasil e ao Programa Cultura Digital em Pontos de Cultura.

Vincent Van Gogh, The Starry Night, 1889.

Vincent Van Gogh, The Starry Night, 1889.

A efetividade potencial das políticas é associada à disponibilidade e articulação de um conjunto de recursos físicos, digitais, humanos e sociais. A maior disponibilidade desses recursos amplia o potencial de efetividade das iniciativas.

Para que esses recursos tornem-se disponíveis e sejam articulados na direção da efetividade das políticas, o modelo de análise identifica a importância de um conjunto de capacidades institucionais das organizações envolvidas. Dentre esses aspectos, o trabalho destaca a disponibilidade de recursos orçamentários e  os elementos da cultura organizacional, cultura organizativa e regime de engajamento dos atores.

Ao ser aplicado às iniciativas selecionadas, o trabalho evidencia as dificuldades de coordenação de iniciativas deste tipo. Com isso, demonstra a importância da construção de arranjos institucionais sólidos para a gestão das políticas. Esses arranjos institucionais devem permitir relações de cooperação entre organizações de natureza diferente, permitindo maior coordenação entre atores do Estado e da Sociedade, entre distintos entes federativos e entre órgãos do governo federal. Também devem considerar não apenas a multiplicidade de interesses e prioridades, mas também as diferenças entre as várias culturas organizacionais envolvidas.

A tese permite concluir que o investimento de recursos orçamentários é essencial para a efetividade dos telecentros, mas requer o esforço de coordenação citado, deixando claro que a institucionalização das iniciativas de inclusão digital é decisiva para que produzam resultados mais efetivos. Iniciativas dispersas, com pouca institucionalização e sem mecanismos de coordenação capazes de lidar com as diferenças entre as organizações envolvidas, têm menos condições de atingir um alto patamar de efetividade.

É um trabalho de extrema importância não apenas para quem pesquisa o tema, mas também para aqueles que militam no campo da inclusão digital, tanto em iniciativas da sociedade civil, como à frente de iniciativas governamentais.

Tags:,

One Comment

  1. Needed to send you this very little remark so as to give thanks yet again for these striking principles you’ve shared on this website. This has been pretty open-handed with people like you to deliver unhampered just what most people would’ve marketed for an electronic book to end up making some dough for their own end, and in particular considering that you might well have tried it in case you wanted. These tips in addition worked to become easy way to fully grasp that some people have similar desire much like my own to see great deal more in regard to this problem. I am sure there are numerous more enjoyable occasions in the future for folks who browse through your blog post.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!