1a Conferência da USP sobre Transparência e Controle Social

28 mar 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

Nesta quinta-feira, na EACH (USP Leste) acontecerá a 1a.   Conferência Livre da USP sobre Transparência e Controle Social, que é parte da mobilização nacional para a 1a. Consocial, Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, organizada pela Controladoria Geral da União.

Será uma oportunidade de discutirmos propostas – a serem enviadas à Conferência Nacional – sobre formas de ampliar a transparência e controle social dos gastos públicos, das políticas públicas e das informações de interesse público, sejam elas governamentais ou não.

Além de questões mais gerais, algumas questões de interesse específico da comunidade acadêmica  podem ser alvo da discussão:

–  Como dar mais transparência aos resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos?
–  Como dar mais transparência à aplicação de verbas públicas no ensino superior e na pesquisa científica?
– Como ampliar o controle social sobre as contas das universidades públicas?
– Como ampliar a transparência e o controle social sobre os atos administrativos dos gestores universitários?
– E assim por diante…

Neste momento em que nossa universidade debate-se entre movimentos de centralização de poder e movimentos de maior democratização, neste contexto em que as práticas decisórias são alvo de questionamento e que esse questionamento, em si, já é mal visto por alguns dirigentes, parece oportuno encontrarmo-nos para lembrar e exercitar um princípio fundamental da democracia e da Constituição Federal: a ação dos servidores e dirigentes públicos subordina-se ao controle da sociedade, que tem o direito de acompanhar os seus atos e ser plenamente informada deles.

A  conferência será no Auditório Azul da EACH (USP Leste),  dia 29 de março, às 18h30.  A participação é livre e aberta a qualquer cidadão, integrante ou não da comunidade universitária. Também será possível participar virtualmente.

Mais informações no website da conferência.

Tags:,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!