Carta aberta a Hélio Bicudo, pedindo devolução de voto

16 out 2012 by josé carlos vaz, 33 Comments »

Carta aberta a Hélio Bicudo, pedindo devolução de voto

Sr. Hélio Bicudo,

O sr. não se lembra de mim, mas isso não me impede de fazer-lhe um pedido. Peço que devolva o voto que lhe dei, para deputado federal, em 1990.

Sei que faz muito tempo, o mandato terminou em 1994, mas, ainda assim, sinto-me com direito a pedir meu voto de volta.

Um voto é demonstração de respeito e confiança. Naquele ano, eu era um jovem que, junto a um grupo de amigos, envolveu-se ativamente em sua eleição. Não apenas votei no senhor; ajudei a convencer muita gente a fazer o mesmo, fazendo uma intensa campanha.

Votei no senhor, e apoiei sua candidatura entusiasticamente, por conta de sua trajetória na luta pelos Direitos Humanos, por sua honestidade, pela defesa da democracia e pelo exemplo de respeito aos mais pobres. A maneira corajosa como enfrentou, como promotor, a repressão da ditadura militar, valeu-lhe uma ampla admiração. De certa forma, o senhor representava um modelo para nós.

E é por isso que hoje venho pedir-lhe que devolva meu voto. Porque, infelizmente, não é mais possível ter os mesmos sentimentos de respeito, depois da deprimente experiência de vê-lo hoje no horário eleitoral pedindo votos para José Serra.

Quero assegurar-lhe que não peço meu voto de volta por uma questão partidária. O senhor tem todo o direito de ter deixado o PT, e deve ter certa razão em algumas das críticas que faz ao partido. Nem lhe peço o voto de volta porque o senhor não apóia meu candidato na eleição municipal. É seu direito, também, apoiar quem quiser. Peço meu voto de volta porque o senhor traiu os valores que construíram as bases de uma biografia honorável que me motivaram, na ocasião, a votar e fazer campanha para o senhor.

Sr. Hélio Bicudo, ao apoiar José Serra,  o senhor empresta seu prestígio a um homem que, quando governador, não economizou repressão sobre os movimentos sociais e os trabalhadores. Responsável direto por cenas deprimentes de violência, José Serra como governador reprimiu com ferocidade manifestações como as dos professores da rede pública e dos estudantes e trabalhadores da USP. Um governante que faz isso está longe de ser um defensor dos Direitos Humanos…

O senhor dá seu aval a um candidato que faz do preconceito, da intolerância e da homofobia discurso de campanha. Aliado à escória político-religiosa homofóbica, José Serra já havia prometido, se eleito presidente, vetar o PLC 122, que criminaliza as condutas homofóbicas. Agora, nesta eleição, ataca hipocritamente seu adversário por ter produzido um material para prevenção da discriminação por orientação sexual nas escolas, similar ao que o mesmo Serra havia promovido quando governador…

Com seu apoio a José Serra, o senhor diz ao povo de São Paulo que aceita com naturalidade episódios como a farsa da bolinha de papel, na eleição de 2010, as demissões de jornalistas que ousam falar qualquer coisa que desagrade o seu candidato, as manipulaçòes grosseiras, as mentiras deslavadas, o pouco caso de disputar uma eleição sem programa de governo até poucos dias antes da votação do segundo turno e outras tantas coisas que por aí circulam. Nada disso fortalece a democracia, mas o senhor prefere apoiar quem, com sua ambição desmedida, a solapa cotidianamente.

O apoio que dá a José Serra empresta sua respeitada imagem a um homem sobre o qual se apresentaram pesadíssimas acusações, fartamente documentadas no livro A Privataria Tucana. Em um país com imprensa minimamente decente e alguma justiça, depois dessas acusações José Serra estaria às voltas com tentativas de explicar-se, e com a carreira política encerrada. E o senhor empresta sua imagem de honestidade a esse homem!

Ao apoiar José Serra, está apoiando um candidato que deu início, quando prefeito, às políticas higienistas na cidade de São Paulo, baseadas na expulsão e nos maus-tratos aos moradores de rua e aos pobres do centro da cidade. Ao invés de atenção do poder público, a rotina dos mais pobres dentre os pobres passou a ser fugir da repressão policial, dos jatos de água, do roubo e destruição de seus pertences. Dando suporte a José Serra, o senhor está, também, desprezando a tragédia de milhares de pessoas do Jardim Romano que, em 2010, ficaram abandonadas à própria sorte, com suas casas inundadas durante meses por águas contaminadas com esgotos, por culpa do governo estadual sob comando de José Serra. Aonde foi parar sua preocupação com os mais pobres, dotados de Direitos Humanos e de dignidade humana?

Por tudo isso, peço meu voto de volta, mesmo que 22 anos depois. Porque tenho vergonha de ter votado, algum dia, em alguém que joga no lixo sua respeitabilidade para apoiar um candidato que é um profundo inimigo da democracia e dos Direitos Humanos.

Cordialmente,

José Carlos Vaz

Tags:

33 Comments

  1. Roberto Grün disse:

    Dá-lhe Vaz !!!

  2. Marcelo Lemos disse:

    Excelente texto! E vai para o Facebook. Parabéns pelo desabafo. Saudades de Florestan Fernandes e Aziz Ab Saber…

  3. estas palavras estavam entaladas na goela, bateu na lata do traíra.

  4. Carmen Regina disse:

    Assino embaixo, meu amigo. E choro, porque não vi aquela matéria, mas sempre considerara Helio Bicudo como pessoa digna, defensora dos direitos humanos.

  5. Geraldo Majela Pessoa Tardelli disse:

    Tomara que alguém chame a atenção do Hélio Bicudo para a sua carta. Ele deveria, no mínimo, ver até onde o seu ressentimento com o PT, muito provavelmente justo, autoriza essa postura de apoiar qualquer adversário do mesmo PT. Questão pessoal não justifica rasgar a sua biografia no que diz respeito aos valores que sempre deram base a sua intervenção política.

    • josé carlos vaz disse:

      Geraldo, acho que você tem razão. Eu não me lembro de ter contato com ninguém que pudesse fazer chegar a carta a ele, por isso espero que ela circule bastante. Um abraço.

  6. MARCIA TIGANI disse:

    ADOREI! SE EU TIVESSE ALGUMA VEZ VOTADO NESSE CARA,COM CERTEZA IRIA QUERER MEU VOTO DE VOLTA TAMBEM, DEPOIS DESSE APOIO AO SERRA…!!!

  7. Sergio Luis Brito disse:

    Helio Bicudo é mais um dos ressentidos com o PT, escolheu Serra para manchar sua reputação de promotor e defensor dos direitos humanos.

  8. Edson Gimenes disse:

    Professor, não tenho vergonha de falar. Sou seu fã!!! Muito bom!! Parabéns!!! E caso ele devolva o seu voto, peça para ele devolver o meu também…

  9. José Renato disse:

    Parabéns, meu caro, darei o máximo de circulação possível

    • Francisco Donizetti Ventura disse:

      Também me índigno com esse apoio, embora reconheço o direito das pessoas poderem mudar em sua vida de orientações políticas. Entre diversas pessoas que me influenciaram em minha formação e participação política na Igreja católica, nos movimentos sociais e sindicais etc, Sr. Hélio Bicudo voce foi destaque, e agora mudar a direita é inconcebível. Voce rasga o seu passado, e me sinto revoltado com esse apoio que subalterniza a luta popular a um modelo de gestão autoritária, ou não é isso que aconteceu nos últimos 8 anos na cidade de São Paulo.

  10. Mauricio disse:

    Desde que assumiu posições católicas contra qualquer tipo de aborto, Hélio Bicudo decaiu de qualquer parâmetro humanista. Nem entro no mérito de abortos por estupros por violência ou risco à mãe e à criança. O jurista é contrário ao aborto de anencéfalos.
    Apoiar Serra que também é contrário a abortos, que teve depoimento de sua mulher dizendo que praticou esse mesmo expediente, para mim é a prova cabal de que Hélio Bicudo deve devolver não apenas o seu voto, mas todos os votos que recebeu.

  11. maria disse:

    Obrigada, Vaz.
    Seu texto me lavou a alma e traduziu meu sentimento de impotência diante desta cena triste, protagonizada pelo Hélio Bicudo.
    Helio Bicudo, também quero meu voto de volta!

  12. Mauricio Faria disse:

    Prof. josé Carlos Vaz,

    Apenas me explique o porquê da indignação com o apoio a Serra, sem qualquer manifestação anterior quanto ao apoio de PAULO MALUF a Haddad. Quem tentou solapar a democracia mais vezes.
    Eu votei seis vezes no Lula e quatro vezes no Genoíno. Devo pedir indenização por danos morais?

    • Happy disse:

      Pessoa estou tomando faz 15 Dias …Eu não sinto Nada …. Meu peso é o mesmo , e sim … eu estou fazendo exsroícicede segunda à sexta. ( ESTEIRA 1 hora e meia e exercícios abdominais e etc.) Fechei a boca … Comecei a usar adoçante e diminuir o Sal. Mais nada ..Algum ai que já tomou e de VERDADE emagreceu sabe me dizer o prazoque o óleo demora pra fazer efeito ?Alguns falam que é após um Mês ai você vê comentários de gente que na 1º semana já perdeu peso :/.. Estou DESANIMADA !!

    • I read your post and wished I’d written it

    • http://www./ disse:

      Moi j’ai vraiment envie de connaitre la feve tonka, on (enfin les bloggeurs) en parle tellement ! Mais il n’y en avait pas l’autre fois à mon épicerie orientale habituelle… alors j’attends 😉 !

    • words: female hypergamyEvery society in world history was defined by those two words…and feminists think they can change it.This ship is going nowhere but down.

  13. Mauricio Faria disse:

    Prof. josé Carlos Vaz,

    Apenas me explique o porquê da indignação com o apoio a Serra, sem qualquer manifestação anterior quanto ao apoio de PAULO MALUF a Haddad. Quem tentou solapar a democracia mais vezes?
    Eu votei seis vezes no Lula e quatro vezes no Genoíno. Devo pedir indenização por danos morais?

    • Jefferson disse:

      Maurício,

      Acho que deve é votar no Haddad. A menos que, apesar de eleitor de Lula e Genoíno, agora prefira ser eleitor do sócio do Daniel Mendes, ou do parceiro do Malafaia, ou do correligionário do Cel. Telhada.

      Como sempre, em política trata-se de fazer escolhas. Cada um escolhe os seus parceiros. Alguns fazem mal, outros ainda farão muito mais mal…

      • Mauricio Faria disse:

        Jefferson,

        Votei no PT até 2004. Até ver Kombis com a foto de Maluf ao lado da Marta. E a coisa só piorou. Naquele tempo, a Marta tinha vergonha de assumir a “coligação”, e olha que foi só no segundo turno.
        Sim, política é feita de escolhas. O Prof. Helio Bicudo fez a dele, e é massacrado por isso. Por ter escolhido Serra a Maluf.

  14. Vaz, já reparou como muitos dos ex-quadros do PT (Helio Bicudo foi vice da Marta em 2000) seguem um ritmo de críticas que cresce conforme rolam ladeira a baixo? É preciso se afirmar dentre os “novos companheiros” conservadores; ver suas declarações repercutir em todos os grandes jornais; mostrar como pode ser útil em devassar as contradições do ex partido… É a política… Ninguém é inocente e o PT não tem como se defender de HH, CB, MS, HB, etc. pois corre o risco de ser injusto com os que foram “traídos” pelos “ideais” do partido. Minto, há uma exceção, Luiza Erundina, aquela que todos amamos rsrs Ela não precisou jogar o jogo rasteiro da direita para construir seu espaço. Ela não precisou “apontar o dedo” para garantir um cargo eletivo. Bicudo está na propaganda do Serra pois fez seu próprio cálculo político e entendeu que já não tem mais relevância como intelectual e militante dos DH na atual conjuntura de forças. Ele ficou para a história com sua importante contribuição e ponto. Porém, como não está morto, como ama fazer política e como se distanciou dos seus antigos pares, teve que trilhar o caminho que lhe levou à…. SERRA! Do mar? Não! Da hipocrisia, do conservadorismo, da mentira… Talvez almeje a Coordenadoria de Direitos Humanos do Município. Bom pra ele, bom pra nós. No momento atual, desculpe a frieza, o Sr. Bicudo é só mais um que perde a oportunidade de contribuir com aqueles que estão construindo o novo.

  15. Célio F. Oliveira disse:

    Grande professor Vaz….Também compartilho deste sentimento…

  16. Selma disse:

    O texto aborda vários pontos importante. Apenas quero acrescentar uma pergunta: Bicudo vai dividir palanque com Coronel Telhada? Lamentável que a velhice, no caso dele, não tenha se traduzido em dignidade.
    Eu desisti do sr. Bicudo quando ele demonstrou que respeita a vida do feto mas não dá a mínima para as mulheres que perdem a vida no Brasil em abortos clandestinos…
    Obrigada pelo texto!

  17. Sergio Fioravante disse:

    É companheiro, vc tem razão, tudo o que vc diz nesta carta , também fiz, e ainda o Helio pegou de minhas mãos um documento sobre uma problemática que abrandou,mas não resolveu, sua prática hoje, é equivocada, é lastimável, se for pra trair a luta, não administrar as vaidades, não saber conviver com conflitos, que Deus apague meus movimentos e minha voz.

  18. Isabel Marazina disse:

    Apoio as palavras do Profesor Vaz Lastimável posição de Helio Bicudo !!!!
    Fico pensando que a ideología ,que tem suas raizes inconscientes,aparece de forma tão crua,desbordando os propósitos “racionais”…o retrógado vies cristão de Helio Bicudo apareceu da pior forma possível….

  19. Douglas Figueiredo disse:

    Pois é, fiz o mesmo com o Lula em função de sua parceria com Maluf e a familia Sarney!

  20. Sergio Varella disse:

    Pois é Vaz, você continua camisa 10.

    • Liza disse:

      many gravitated to Rome eventually must have been very eventually – while Africa and Asia were the cradle (bit prryunrsee-) of the Jesus Movement, Rome was still the great persecutor.

    • http://www./ disse:

      Bun, acum nu mai inteleg chiar nimic… Adica cei din clip sunt atei sau au renuntat la religie? La religie am renuntat de mic copil, dar nu ma consider ateu deloc. In fine putem povesti mult si bine pe subiecte, dar ce vad din blogul tau (intrind destul de des) este ca nu accepti absolut nici o idee care nu corespunde cu "realitatea" ta. Intr-un fel este normal, esti pe terenul tau. Iti doresc bafta, eu sigur nu te voi mai deranja…

    • http://www./ disse:

      The ONDCP is a huge mess right now. The current person in charge has been pushing money away from prevention programs that have potential and putting them in programs that are known not to work. Prove the ONDCP doesn’t work, cut its funding, put the money towards programs that excite the republican voter base, i.e. more border patrols.

    • http://www./ disse:

      Jasmine, since Zach doesn’t come on here to read comments, it best if you call HIM. Leave a message about the dog you are interested in, and he’ll get back to you.Judy

  21. José Márcio A. Ferrari disse:

    Apoiado Vaz, você está com total razão

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!