Debate hoje: Pleito presidencial 2014: O que está em disputa para a Política Externa Brasileira?

17 out 2014 by josé carlos vaz, No Comments »

Pleito presidencial 2014: O que está em disputa para a Política Externa Brasileira?

Estamos em um momento chave para decidir qual o futuro que queremos para o Brasil. No próximo dia 26 e com um simples gesto, escolheremos entre dois candidatos. Mas, muito mais do que definir um presidente, todos e cada um de nós deverá optar por um projeto de desenvolvimento do nosso País, no qual a direção da política externa tem uma importância elevada. E os projetos de política externa brasileira propostos nesta eleição não poderiam ser mais antagônicos.

Apostaremos em um mundo mais justo, equilibrado e multipolar ou daremos preferência às potências de sempre? Qual o tipo de relação que queremos com os países emergentes? Vamos fortalecer ou enfraquecer o diálogo e a cooperação com nossos vizinhos? Qual a importância em ter uma América Latina forte? E vamos aprofundar o diálogo com nossos irmãos africanos e honrar nossas raízes afrodescendentes?

O debate é nosso, nós quem decidimos todas estas questões sobre o Brasil que desejamos. Por isso, o Grupo de Reflexão sobre Relações Internacionais (GR-RI) faz o convite a todos e todas para o debate ‘Política Externa Brasileira nas eleições presidenciais de 2014: caminhos possíveis’, com o apoio do Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e seu coordenador Reginaldo Nasser, moderação de Terra Budini e a participação de:

Deisy Ventura, professora livre-docente do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo
Gilberto Maringoni, professor adjunto de Relações Internacionais na Universidade Federal do ABC
Sebastião Velasco e Cruz, professor titular de Ciência Política da Unicamp
Marco Aurélio Garcia, assessor especial da Presidenta da República

Com entrada livre e gratuita, este debate será na PUC-SP (Campus Perdizes) no dia 17/10, às 18h30. Nesta atividade também será realizado o lançamento do livro da Conferência Nacional “2003-2013: Uma Nova Política Externa”, organizado pelo GR-RI em parceria com a Universidade Federal do ABC (UFABC). A Conferência aconteceu em julho do ano passado e abordou com êxito os diversos aspectos da política externa chamada ativa e altiva.  Aguardamos a presença de todos/as para trocar ideias, relatos, experiências e debater conosco o futuro da política externa brasileira.

Apoio: Curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Carta Capital.

Haverá transmissão online da atividade através do site www.brasilnomundo.org.br

Acesse a página oficial do nosso evento no Facebook e confirme sua participação: http://on.fb.me/101VtSh

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!