Segunda Carta Aberta a Hélio Bicudo, Pedindo Devolução de Voto

1 set 2015 by josé carlos vaz, 2 Comments »

Segunda Carta Aberta a Hélio Bicudo, Pedindo Devolução de Voto

Sr. Hélio Bicudo,

O sr. não se lembra de mim, mas isso não me impede de fazer-lhe um pedido, pela segunda vez. Peço que devolva o voto para deputado federal que lhe dei, em 1990. É a segunda vez que lhe faço esse pedido, e é muito triste ter que fazê-lo novamente, assim como fiz em 2012, por conta de seu apoio deplorável à candidatura de José Serra a prefeito.

Sei que faz muito tempo, o mandato terminou em 1994, mas, ainda assim, sinto-me com direito a pedir meu voto de volta.

Um voto é demonstração de respeito e confiança. Naquele ano, eu era um jovem que, junto a um grupo de amigos, envolveu-se ativamente em sua eleição. Não apenas votei no senhor; ajudei a convencer muita gente a fazer o mesmo, fazendo uma intensa campanha.

Votei no senhor, e apoiei sua candidatura entusiasticamente, por conta de sua trajetória na luta pelos Direitos Humanos, por sua honestidade, pela defesa da democracia e pelo exemplo de respeito aos mais pobres. A maneira corajosa como enfrentou, como promotor, a repressão da ditadura militar, valeu-lhe uma ampla admiração. De certa forma, o senhor representava um modelo para nós.

E é por isso que hoje venho pedir-lhe que devolva meu voto. Porque, infelizmente, não é mais possível ter os mesmos sentimentos de respeito, depois da deprimente experiência de vê-lo somando-se à horda de golpistas e fascistas que procura depor a presidente.

Assim como em 2012, quero assegurar-lhe que não peço meu voto de volta por uma questão partidária. O senhor tem todo o direito de ter deixado o PT, e deve ter certa razão em algumas das críticas que faz ao partido. Em 2012, disse que não lhe pedia o voto de volta porque o senhor não apoiava meu candidato na eleição municipal. É seu direito apoiar quem quiser nas eleições, e aprovar ou não governos e governantes. Pedi e peço meu voto de volta porque o senhor traiu os valores que construíram as bases de uma biografia honorável que me motivaram, na minha juventude, a votar e fazer campanha para o senhor.

Sr. Hélio Bicudo, ao apoiar José Serra, em 2012, o senhor emprestou seu prestígio a um homem que, quando governador, não economizou repressão sobre os movimentos sociais e os trabalhadores. Um governante que faz isso está longe de ser um defensor dos Direitos Humanos. Da mesma forma, não o são seus atuais parceiros na luta pela deposição da presidente, estes mesmos que ameaçam de morte a mandatária maior da nação, que espancam quem usa roupas vermelhas, que pregam a volta da tortura, que lamentam que o aparelho repressivo da ditadura que o senhor combateu não tenha matado muitos mais, que atiram bombas em edifícios de seus adversários políticos. É com essa gente que o senhor anda, agora.

Em 2012, o senhor deu seu aval a um candidato que fez do preconceito, da intolerância e da homofobia discurso de campanha, aliado à escória político-religiosa homofóbica. Essa mesma escória, liderada pelo deputado Eduardo Cunha, hoje ombreia-se com o senhor na tentativa do golpe.

Com seu apoio a José Serra, em 2012, o senhor disse ao povo de São Paulo que aceitava com naturalidade episódios como a farsa da bolinha de papel e as mentiras deslavadas da imprensa. Preciso pedir novamente meu voto de volta, porque o senhor parece acreditar ainda mais em todas as manipulações grosseiras espargidas pelo que um dia foi o jornalismo brasileiro, esse mesmo que sempre apoiou a ditatura e a desigualdade social que o senhor combatia.

O apoio que deu a José Serra emprestou sua respeitada imagem a um homem sobre o qual se apresentaram pesadíssimas acusações, fartamente documentadas no livro A Privataria Tucana. Em um país com imprensa minimamente decente e alguma justiça, depois dessas acusações José Serra estaria às voltas com tentativas de explicar-se, e com a carreira política encerrada. E o senhor emprestou sua imagem de honestidade a esse homem, como agora empresta à cruzada da indignação seletiva liderada por Aécio Neves, que a uns julga de dedo em riste, e a outros esconde e perdoa os piores pecados. Nada disso fortalece a democracia, mas o senhor prefere associar-se a quem, com sua ambição desmedida, a solapa cotidianamente e procura jogar o país, de forma irresponsável, no caos e na crise institucional.

Como promotor público, o senhor foi o exemplo do que poderia ser um Ministério Público e uma Justiça realmente comprometidos com a democracia e os Direitos Humanos. Agora, alimenta com seu apoio as práticas partidarizadas, golpistas e antidemocráticas realizadas por aqueles que deveriam zelar pela Justiça. Esses seus novos colegas estão muitos anos-luz distantes do promotor Hélio Bicudo que eu admirava na juventude!

Por tudo isso, peço meu voto de volta, mesmo que 25 anos depois. Porque tenho vergonha de ter votado, algum dia, em alguém que joga no lixo sua respeitabilidade para apoiar uma súcia de fascistas, entreguistas e oportunistas dos piores calibres, alguém que troca seu passado glorioso pela companhia dos piores inimigos da democracia e dos Direitos Humanos.

Cordialmente,

José Carlos Vaz

Tags:,

2 Comments

  1. Sergio Varella disse:

    Vaz Perfeito.

  2. Elie Ghanem disse:

    Caríssimo Vaz,
    Convido-o a se inscrever e a convidar outras pessoas.
    3º Seminário Educação como Desenvolvimento Local: Repensar Práticas e Unir Esforços. Será na USP Leste, em 2 e 3 de outubro de 2015. A inscrição é gratuita e deve ser feita até 23/9/2015 pelo formulário: http://goo.gl/forms/wTwH68JoEg
    Programa
    2 de outubro de 2015
    14h-14h20 Abertura: histórico da iniciativa e forma de funcionamento do seminário
    14h20-16h Grupos menores
    16h-16h20 Intervalo
    16h20-18h Plenária: resultados dos grupos menores
    18h-18h30 Plenária: a experiência do projeto Integrar pela Educação (1999-2001)
    18h30-19h Plenária: a experiência da Comunidade São Francisco de Assis (2005-2015)

    3 de outubro de 2015
    9h-10h Plenária: palavra aberta sobre as experiências apresentadas
    10h-11h Grupos menores: propostas de ação conjunta em educação pelo desenvolvimento da Zona Leste
    11h-12h Plenária: i) apresentação das propostas de ação conjunta; ii) palavra aberta; iii) encerramento
    Objetivo geral – Reunir pessoas que se dedicam aos direitos e ao desenvolvimento na Zona Leste para refletir sobre os sentidos, consequências e alcance do que vêm fazendo como atividade profissional, de estudo e política.

    Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/1641267852756872/

    No evento do Facebook, vocês podem avisar pessoas que estão no Face.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!