Marcio Pochmann: Para onde vai São Paulo?

16 jun 2010 by josé carlos vaz, No Comments »

Vale a pena ler o artigo “Para onde vai São Paulo”, publicado hoje pelo presidente do IPEA, Marcio Pochmann.

Analisando a evolução dos setores da economia paulista e do PIB do estado, Pochmann mostra que a locomotiva paulista já não é mais a mesma, e que talvez esteja andando para trás:

O que se verifica, inclusive, são sinais de decadência, com a queda da importância relativa de São Paulo na economia nacional, de quase 36% em 1996 para 33% em 2007, e a queda da importância paulista no conjunto da população brasileira não pobre, de 37% para menos de 32%. Ademais, observa-se que as escolhas governamentais mais recentes apostam mais no passado do que no futuro.

Pode-se até tentar relativizar a dança dos números.  Há quem vá dizer que  em parte pode ser explicada pelo contribuição de várias de políticas públicas do atual governo federal para a redução das desigualdades regionais. Mas o mais preocupante é a constatação de que S. Paulo vem perdendo mudando o perfil de sua economia, ao deixar de investir em educação e tecnologia da informação: os setores que mais crescem são o setor financeiro e o agronegócio.  Em detrimento da indústria e de serviços baseados em tecnologia e conhecimento.

Clique aqui para ler.

Tags:

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!