Brasil, 1o. de janeiro de 2011

1 jan 2011 by josé carlos vaz, 1 Comment »

Impossível, nesta data, não lembrar de 1989. Um ano vivido intensamente por tantos de nós. A primeira eleição presidencial pós-ditadura, a enorme mobilização popular frustrada pela vitória do preconceito e das forças conservadoras.  Aquela primeira derrota de Lula e de tudo o que representava sua candidatura, além da tristeza que trazia, anunciava os duros anos que viriam, e parecia a reafirmação da impossibilidade dos sonhos com um Brasil mais justo.

A foto abaixo, então, parecia impossível.


Certamente, muita coisa caiu pelo caminho, as pessoas mudaram, o PT mudou, o mundo e o Brasil mudaram. Apesar de todas as dificuldades, dos erros e dos equívocos, os princípios e ideias centrais daquela campanha de 1989 mostraram-se viáveis e capazes de iniciar um novo ciclo para o Brasil.

Esse é um ciclo de cidadania renovada. Primeiro um operário, agora uma mulher, vítima da perseguição da ditadura instaurada em 1964, foram escolhidos pelo povo para liderar essa transformação do país. Para além dos indicadores econômicos e sociais, um novo jeito de olhar para si próprio marca o Brasil, que volta a ter confiança em si próprio.

Espero que as palavras do discurso de posse da presidente Dilma Roussef presidam realmente seu governo:

Não podemos descansar enquanto houver brasileiros com fome, enquanto houver famílias morando nas ruas, enquanto crianças pobres estiverem abandonadas à própria sorte.

Hoje, neste primeiro dia de 2011, podemos dizer que valeu a pena não desanimar nem desisitr nestes anos todos. Valeu a pena não mudar de lado, valeu a pena seguir fiel àqueles princípios de 1989.



One Comment

  1. Zé Renato disse:

    Vaz, sem dúvida valeu a pena, feliz 2011 para nós. Parabéns pelo texto! Abs

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!