ACH3687 – Tendências e Inovações na Gestão Pública – Programa 2012
TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA
Prof. José Carlos Vaz e Prof. José Hernani Arrym Filho (professor convidado)
Segundo semestre de 2012
Sextas-feiras, 08:00 – 09:45, sala 155
OBJETIVOS
- Refletir sobre possibilidades, abordagens e ferramentas e para fortalecer a capacidade de inovação das organizações públicas e na gestão das políticas públicas.
- Construir uma visão crítica das tendências e inovações em gestão pública presentes na agenda do setor público brasileiro no período pós-redemocratização.
- Estimular a pesquisa pelos alunos, neste campo, inclusive contribuindo para suas pesquisas de TCC.
PROGRAMA
Bloco A – Bases conceituais da inovação
Aula 1-
Apresentação da disciplina
Aula 2
Inovação: conceitos básicos
Texto: ARRYM Fo.
Aula 3 – 17/8
Fatores facilitadores e inibidores da inovação
A inovação na agenda das empresas e do governo
Texto: PIERACCIANI (2008, Introdução e cap. 9 e 10, pp 25-30 e 145-168).
Tarefa para os alunos: em dupla, trazer uma lista de fatores facilitadores e fatores inibidores da inovação (para apresentar em sala).
Aula 4 – 24/8
A evolução das inovações na gestão pública no Brasil pós-redemocratização: tendências e significados
Texto: VAZ (2006)
Bloco B – Políticas públicas para inovação
Aula 5- 31/8
O processo de disseminação da inovação em gestão e políticas públicas
Estudo de caso: a disseminação dos programas de renda mínima (PAULICS, 2004)
Aula 6 – 14/9
O sistema brasileiro da inovação e o financiamento da inovação
Texto: MATIAS-PEREIRA e KRUGLIANSKAS (2005)
Aula 7 – 21/9
A norma brasileira ABNT NBR 16501 para sistema de gestão da inovação
Leitura prévia obrigatória: Versão preliminar da norma
Ver também: conceito de Tecnologia Industrial Básica
Bloco C – Inovação na gestão das organizações públicas
Aula 8 – 28/9
Parte 1 – Discussão de perguntas sobre a aula anterior:
a) Qual é o capítulo da norma ABNT NBR 16501 mais difícil de ser implementado em uma organização pública?
b) Em capítulos da norma encontram-se a aplicação do conceito PDCA?
(Estas perguntas deverão ser respondidas previamente e entregues no início da aula)
Parte 2 – Diagnóstico do grau de maturidade da inovação
Aula 9- 5/10
Elementos de um sistema de gestão da inovação
Relatório Anual da Utilização dos Incentivos Fiscais 2010 – MCTI
Governo lança novo regime automotivo para estimular inovação na indústria automobilística
Aula 10 – 19/10
Formulação e acompanhamento da estratégia de inovaçao
Referência:Naveguem pelo Portal da ANPEI – Associaçãn Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras para conhecer o pensamento das empresas do setor, expresso na Carta de Joinville
Leitura: PIERACCIANI (2008, cap. 1 e 2, pp. 31-56)
Leitura complementar: Caderno Especial Brasil Inovador – Jornal O Estado de São Paulo de 21/9/2012
Exercício para entregar no início desta aula: A partir da leitura da bibliografia, especialmente da norma ABNT NBR 16501 (já lida para a aula de 21/9), indicarr pelo menos dois elementos de cada uma das dimensões (estratégia; arquitetura organizacional; pessoas; processos; ambiente; cultura) que devem ser considerados para o diagnóstico do grau de maturitade da inovação de uma organização.
Aula 11 – 26/10
Construindo um ambiente de inovação nas organizações: equipes e gestão da mudança
Texto: PIERACCIANI (2008, cap. 4, pp. 67-92).
Exercício para entregar no início desta aula: Propor perguntas que devem ser respondidas pela estratégia de inovação de organização
HSU apresentaŕá conceito de prospecção tecnológica
Lucas apresentará conceito de vigilância tecnológica
Edital FINEP: Programa de Apoio à Inovação Tecnológica em Micro-Empresas e Empresas de Pequeno Porte – TECNOVA 01/2012
Edital FINEP: InovaPetro
Aula 12 – 9/11
Projetos e processos de inovação
Texto: PIERACCIANI (2008, cap. 6 a 8, pp. 107-144).
Aula 13 – 23/11
Continuação: Estratégia, projetos e processos de inovação
Tarefa prévia: Responder a pergunta: Qual é o formato da curva de rentabilidade que liga o ponto inicial da implantação da estratégia de inovação ao ponto em que esta atinge o novo nível de rentabilidade desejado? O que justifica esse formato? Utilizem os pressupostos que desejarem.
Aula 14 – 30/11
Avaliação individual (prova)
Aula 15 – 7/12
Entrega de notas e encerramento da disciplina
AVALIAÇÃO
Prova individual: 50% (não haverá prova substitutiva)
Exercícios em sala: 20% (não será aceita entrega posterior)
Trabalho final: 30% (grupos de até 3 alunos)
Há duas possibilidades de trabalho final:
a) Registro de um caso de inovação na gestão de uma organização pública (não se trata de política pública finalística inovadora);
b) Propor um sistema de gestão da inovação para uma organização pública real.
BIBLIOGRAFIA
Pasta da disciplina na copiadora: n. 61
ARRYM Fo., J. H. A inovaçào guiada pelo design. 2012. Disponível em http://vaz.blog.br/blog/?p=1989.
BRASIL – LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11196.htm
FARAH, M.F.S. Temas emergentes em gestão e políticas públicas: tendências gerais in Cadernos Gestão Pública e Cidadania, v. 11, n. 48 – jan/junho 2006. Disponível em http://www.eaesp.fgvsp.br/subportais/ceapg/Acervo%20Virtual/Cadernos/Cadernos/Cad48.pdf
MATIAS-PEREIRA, J. e KRUGLIANSKAS, I. Gestão de inovação: a lei de inovação tecnológica como ferramenta de apoio às políticas industrial e tecnológica do Brasil. In: RAE-eletrônica, v. 4, n. 2, Art. 18, jul./dez. 2005 . Disponível em http://redalyc.uaemex.mx/redalyc/pdf/2051/205114650003.pdf
MORAES, M.V.E. Políticas inovadoras em gestão no Brasil. III Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, 2010. Disponível aqui.
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO. Manual de Frascati: Proposta de Práticas Exemplares para Inquéritos sobre Investigação e Desenvolvimento Experimental. Coimbra, F-Iniciativas, 2007. Disponível em http://bit.ly/Ql5DAw
OCDE – ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO.Manual de Oslo – Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretação de Dados sobre Inovação Tecnológica. Brasília, FINEP. Disponível em http://download.finep.gov.br/imprensa/manual_de_oslo.pdf
PAULICS, V. Disseminação de inovações em gestão local. Anais do XXV Congresso da LASA, 2004. Disponível em http://www.vaz.blog.br/artigo-ve-inovacao.pdf
PIERACCIANI, V. Usina de inovações. São Paulo, Ed. Canal Certo, 2008.
VAZ, J.C. A delicada disputa pelas cabeças no serviço público brasileiro no Brasil pós-redemocratização. Cadernos ENAP, edição especial, 2006. Disponível em http://www.vaz.blog.br/texto-vaz-enap-jul2006-v4.pdf
Tags:Inovação
Professor,
Dia 16 nao haverá aula por se tratar de ponte do feriado do dia 15 de novembro.
O Daniel tem razão. Haverá aula ou não?
Professor, o link para “Políticas Inovadoras em Gestão no Brasil”do Congresso CONSAD (aula 16) não está abrindo, pode verificar, por favor?
obrigada