Oportunidade de bolsas para alunos de graduação

3 ago 2017 by josé carlos vaz, 2 Comments »

Estão abertas as inscrições para alunos(as)  candidatarem-se a bolsas do Programa Unificado de Bolsas 2017/2018, para início em setembro. É possível inscrever-se em mais de um projeto.

Benedito José Tobias, Porta da Policlínica, óleo sobre tela, 1937.

Benedito José Tobias, Porta da Policlínica, óleo sobre tela, 1937

Participar em projetos como esses será uma oportunidade para bolsistas realizarem um trabalho de iniciação científica e/ou extensão, que é importante para seu currículo acadêmico e pode auxiliar no futuro ingresso na pós-graduação.

Os(as) bolsistas, além das atividades de seu projeto, terão oportunidade de participar das atividades do GETIP – Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação em Gestão Pública e do OIPP – Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas (seminários, oficinas, treinamentos, reuniões de pesquisa etc.), em um ambiente de construção coletiva de conhecimento e aprendizagem permanente.

Tenho os seguintes projetos aprovados, e convido alunos(as) interessados(as) a se inscreverem:

Capacidades estatais e políticas urbanas no município de São Paulo: Este projeto é parte de uma pesquisa maior sobre implementação da política urbana em São Paulo, realizada no âmbito do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH. O foco do trabalho será a realização e sistematização de levantamento bibliográfico e pesquisa documental sobre o caso da Secretaria Especial de Licenciamento na prefeitura de São Paulo. Bolsista deverá ter interesse em questões urbanas, organização do governo municipal e História, interesse e disposição para pesquisa de grande quantidade de materiais.

Dados Governamentais Abertos e Mobilidade Urbana no Município de São Paulo: O bolsista deste projeto deverá identificar a situação atual de abertura de dados governamentais sobre mobilidade urbana em S. Paulo e apoiar projetos que envolvam o levantamento, abertura, georreferenciamento e análise de dados sobre mobilidade na cidade. É um projeto que deve atrair alunos(as) com interesse em análise e tratamento de dados e mobilidade urbana.

Representatividade de Gênero na Ciência, Tecnologia e Inovação: O projeto volta-se para o estudo e discussão da presença das mulheres no campo da ciência, tecnologia e inovação, especialmente na tecnologia da informação. Envolverá atividades de pesquisa e extensão sobre o tema. Voltado a quem tem interesse nas temáticas de gênero, tecnologia e movimentos identitários.

Desafios para Inovação na Gestão Municipal um estudo de caso sobre São Paulo: Este projeto é parte de uma pesquisa maior sobre capacidades estatais e inovação na gestão municipal, realizada no âmbito do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH. O foco do trabalho será a realização e sistematização de levantamento bibliográfico e pesquisa documental sobre o tema. Bolsista deverá ter interesse em inovação, gestão municipal e tecnologia.

Capacidades de Governo Relacionadas à Utilização de TICs no caso da 3a. Conferência Nacional de Juventude: Este projeto é parte de uma pesquisa maior sobre capacidades estatais e participação on line, realizada no âmbito do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH. O foco do trabalho será a realização e sistematização de levantamento bibliográfico e pesquisa documental sobre o tema. Bolsista deverá ter interesse em tecnologia da informação e participação social.

A construção de capacidades tecnológicas como elemento estratégico no setor público: Este projeto volta-se a estudar os aspectos estratégicos das decisões sobre tecnologia da informação no setor público. O interesse é identificar as relações entre capacidades tecnológicas do Estado e a promoção do desenvolvimento, dos direitos e da democracia, em uma perspectiva de construção de soberania tecnológica do país. Destina-se a bolsistas interessados na temática de tecnologia em sentido mais amplo, pensando em suas implicações estratégicas e geopolíticas para o Brasil. O(a) bolsista deverá ter forte interesse em pesquisa, especialmente levantamento de bibliografia nacional e internacional.

Coprodução e Capacidades Tecnológicas do Estado: O projeto tratará da coprodução de tecnologia, envolvendo sociedade e governo, como uma capacidade tecnológica fundamental para o Estado contemporâneo. Para quem tem interesse em tecnologia e organização do Estado.

Análise da Evolução da Mobilidade Urbana por Ônibus na Região Metropolitana de Campinas(2010-2017): Neste projeto, será feita uma análise dos processos de evolução da mobilidade urbana por ônibus na RMC, relacionando-a aos processos sociais e urbanos. A pesquisa demandará coleta e análise de dados sobre linhas, desempenho, passageiros etc.

A polissemia e a construção conceitual na literatura de governança eletrônica, e-governança e governança digital: Projeto voltado para o levantamento e sistematização de bibliografia nacional e internacional sobre temas ligados ao uso de tecnologia da informação em processos de participação e controle social dos governos. Voltado para alunos(as) que tenham interesse nas temáticas de tecnologia e informação e disposição para leitura (em português e inglês) e sistematização de textos.

O papel da União na indução de capacidades municipais: análise dos programas federais para a mobilidade urbana:  Este projeto é parte de uma pesquisa maior sobre capacidades estatais e gestão da mobilidade urbana, realizada no âmbito do mestrado em Gestão de Políticas Públicas da EACH. O foco do trabalho será a realização e sistematização de levantamento bibliográfico e pesquisa documental sobre o tema. Bolsista deverá ter interesse em mobilidade urbana e gestão municipal.

Banco de Iniciativas sobre Usos de TI na Participação Cidadã e Controle Social da Administração Pública Brasileira: Projeto de atualização e sistematização de um banco de dados com iniciativas de democracia digital. Além de atualizar e tornar disponível na Internet a base de dados, o bolsista deverá elaborar estudos a partir dos dados coletados e sistematizados. O projeto é voltado para alunos(as) com interesse na área de tecnologia e participação social.

Desafios para a Gestão Municipal em São Paulo: Serão pesquisados, para políticas públicas selecionadas, elementos que permitam refletir sobre a continuidade/descontinuidade administrativa, as capacidades de governo e a governança democrática da cidade. Para tanto, os bolsistas deverão realizar pesquisa documental e entrevistar especialistas e gestores municipais. A pesquisa também produzirá material didático para disciplina do mesmo nome. Projeto para alunos(as) com interesse em questões urbanas e gestão municipal.

A Logística na Gestão Pública e o Papel da Tecnologia da Informação: Projeto para identificar e sistematizar informações sobre casos de uso de tecnologia para atividades logísticas na gestão pública.  A pesquisa também produzirá material didático para disciplina de Logística no Setor Público. Projeto para alunos(as) com interesse em logística e tecnologia.

Desburocratiza, USP! – Fase 3: Projeto que envolve ações de pesquisa e extensão, a partir do levantamento de oportunidades de desburocratização de atividades na USP. Voltado para alunos(as) com interesse em gestão de processos, tecnologia e organização de serviços públicos.

Nem Todos Foram Volpi, Nem Todas Foram Malfatti – Artistas Quase Esquecidos do Salão Paulista de Belas Artes nas Décadas de 1930 e 1940: Projeto de cultura e extensão sobre São Paulo dos anos 1930 e 1940 do ponto de vista das artes plásticas. O projeto buscará levantar informações sobre artistas envolvidos no Salão Paulista de Belas Artes nas décadas de 1930 e 1940, correlacionando com o contexto de construção e afirmação da identidade paulista no pós-1932. O quadro que ilustra este post é de um desses artistas, Benedito José Tobias, um dos primeiros pintores negros a terem reconhecimento nos circuitos “oficiais” das artes paulistas. Projeto voltado para alunos(as) com interesse nos processos históricos de São Paulo e em artes plásticas.

Democratização do acesso às pesquisas em políticas públicas – Repositório GETIP/OIPP: O bolsista deverá participar da construção de um repositório de dados e resultados de pesquisas vinculadas ao  GETIP – Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação em Gestão Pública e ao OIPP – Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas. O objetivo é incentivar o acesso livre a pesquisas, dentro do paradigma da Ciência Aberta. Voltado a alunos(as) com interesse e habilidade em publicação e gestão de conteúdos na Internet e interesse em democratização do acesso ao conhecimento.

Apoio à Produção de Material Didático sobre Gestão de Processos e Tecnologia da Informação no Setor Público: Projeto para apoiar elaboração de material didático.

Leituras Quase Obrigatórias – Fase 3: Continuidade de projeto de publicação de minirresenhas de textos de interesse do campo de gestão de políticas públicas, sejam eles artigos, textos literários, manuais e outras formas de produção. Para alunos(as) que gostem de leitura e tenham interesse em literatura,  políticas públicas e em expandir sua cultura geral. Escrever bem é um requisito fundamental.

Na seleção de bolsistas para todos os projetos, serão valorizados os seguintes requisitos:

– Vontade de aprender;
– Compromisso com o uso do conhecimento para promover: a transformação social, a reconstrução da democracia e da soberania nacional e o enfrentamento das desigualdades e preconceitos;
– Disponibilidade de tempo (10 h semanais, pelo menos, incluindo disponibilidade para uma reunião semanal);
– Disposição para trabalhar em equipe e envolver-se nas atividades do grupo de pesquisa;
– Boa redação e estruturação de textos;
– Cumprimento de prazos e entrega pontual de produtos;
– Autonomia e iniciativa (propor novas ações e projetos, buscar novos conhecimentos e habilidades etc.).

As diversidades de gênero, étnica, de identidade sexual e de origem serão valorizadas. Inscrições de alunos(as)  de qualquer curso ou unidade da USP serão bem acolhidas.

O interesse é mais importante que o conhecimento prévio. Apesar de vários projetos envolverem tecnologia da informação, exceto onde indicado, não há requisitos de conhecimentos técnicos.

Peço aos(às) alunos(as)  interessados(as) que se inscrevam no sistema Júpiter (até 15 de agosto) e enviem para meu e-mail (vaz arroba usp) uma pequena carta de motivação (uma para cada projeto a que se candidatarem), destacando as razões do seu interesse e de que maneira podem contribuir.

A seleção ocorrerá entre 16 e 31 de agosto. Se for necessário, poderei fazer entrevistas, adicionalmente às cartas de motivação.

Caso queiram mais informações antes de fazer a inscrição, fiquem à vontade para escrever para  meu e-mail (vaz arroba usp).

Tags:,

2 Comments

  1. Roberto Ueno disse:

    Ola Dr Vaz, me interesso pela pos, sou servidor dos Assuntos Difusos e conheco a ligia

  2. Roberto Ueno disse:

    Dr Vaz, preciso seu email e informações da Pos

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!