Artigo – Internet e a participação cidadã nas experiências de orçamento participativo digital no Brasil

22 jun 2011 by josé carlos vaz, No Comments »
Christian Rohlfs – O Soldado – 1914

Entre experiências utilizando a internet para promover a participação cidadã está o Orçamento Participativo Digital (OP Digital). Neste artigo, escrito por Nina Best, Manuella Maia Ribeiro, Ricardo Matheus e José Carlos Vaz, apresentam-se experiências de OP Digital realizadas em quatro municípios brasileiros. Demonstra-se o potencial de ampliação da participação através da tecnologia da informação, que permitem cidadãos deliberem sobre os investimentos públicos, façam o controle social e monitoramento dessas decisões. Os casos são relacionados aos principais desafios da participação cidadã na web, contribuindo para identificar as reais capacidades de melhoria do relacionamento entre governo e sociedade no Brasil. A conclusão apresenta questões sobre impactos da utilização das novas tecnologias em processos participativos.

Este artigo é fruto da pesquisa Governança Eletrônica Local – Perspectivas Latino-Americanas, uma iniciativa da Rede LogoLink e do Instituto Pólis.
O artigo foi publicado na edição especial (2010) – Democracia e Interfaces Digitais para a Participação Pública,  dos Cadernos PPG-AU/UFBA, publicados pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFBA.

Tags:, , , , ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!