Transformar a metrópole. Igreja católica, territórios e mobilizações sociais em São Paulo 1970-2000

22 ago 2011 by josé carlos vaz, No Comments »

No próximo dia 23/08, terça-Feira, 14 h, ocorrerá palestra de Catherine Iffly com o tema “Transformar a metrópole: Igreja católica, territórios e mobilizações sociais em São Paulo 1970-2000“, tema de livro homônimo (Ed. UNESP, 2010). Acontecerá no Anfiteatro 2 (Ciclo Básico) da EACH (USP Leste).

Trata-se de uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da EACH-USP.

Victor Brauner - Prelude to a Civilization (1954)

Ao final da palestra, a professora Catherine Iffly estará disponível para conversar com estudantes e pesquisadores com interesse no tema.

O livro analisa a participação política da Igreja Católica em momentos decisivos da história do Brasil. Partindo do período em que a instituição começou a mudar sua atuação perante questões de interesse social, a professora Catherine Iffly utiliza ainda a cidade de São Paulo como foco de sua pesquisa.

O interesse do livro é focalizar de maneira relacionada o desenvolvimento de algumas metrópoles européias e as metamorfoses da capital paulista. A autora focaliza o papel da Igreja católica nestas transformações da cidade. Mais precisamente, diante de lógicas internas e externas altamente limitadoras e determinantes, que deixavam pouca margem de ação à maioria da população de São Paulo – a população pobre – a Igreja católica contribuiu no sentido de recuperar, graças à união e à organização, alguma margem de liberdade e de autonomia aos movimentos populares (por tênue que fosse), num período marcado justamente por uma ampliação e uma disseminação geográfica da pobreza.

A maior metrópole do país serve como referência justamente por sua posição central nas alterações político-sociais ocorridas no Brasil no final do século passado. As greves e os movimentos sociais dos quais São Paulo foi palco chamaram a atenção da cientista política para estabelecer uma relação destes acontecimentos com a atuação da Igreja Católica. A obra desvela a estratégia de dom Paulo Evaristo Arns, que esteve à frente da arquidiocese de São Paulo de 1970 a 1998, de reformular a organização da Igreja nas grandes cidades. Um livro de história que trata de assuntos poucas vezes tratados.

Sobre a autora
Catherine Iffly é formada em Filosofia pela École Normale Supérieure e doutora em Ciência Política pela Université Panthéon-Assas (Paris II). Foi professora da Freie Universität de Berlim. É autora de obras na área de política internacional e sobre religião e política.

Tags:, ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!