11 de Setembro na América Latina

10 set 2011 by josé carlos vaz, No Comments »

Nossa imprensa, quando não é mal-intencionada, é ignorante e incompetente. Por isso, só fala dos 10 anos dos atentados de 11 de setembro de 2011, em Nova Iorque, como se fosse a única coisa que aconteceu nesssa data.

Como sempre, de costas para o restante da América Latina e de costas para a democracia, os cidadãos honorários de Miami nem falam do significado de 11 de setembro para a América Latina.

Para os países da região, 11 de setembro significa o dia de um atentado terrível à liberdade, à democracia e à auto-determinação dos povos.

É o aniversário do golpe que, em 1973, depôs o presidente do Chile, Salvador Allende, implantando uma ditadura sanguinária, assassina e traidora da pátria chilena.

O golpe, mais um tramado com o apoio do governo dos EUA, humilhou, mais uma vez, toda a América Latina.

Hoje, a juventude chilena levanta-se contra o legado daquele golpe, clamando pelo direito de todos à educação, e por um Estado que se preocupe com os cidadãos, não apenas com o capital. De certa maneira, os jovens chilenos lutam para realizar o que o próprio Allende anunciou, poucos minutos antes de sua morte, durante o golpe:

“Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, de nuevo se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre, para construir una sociedad mejor”


Pablo Milanes – Yo pisare las calles nuevamente por MeGustaTuMusica

Tags:,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!