A gestão do desenvolvimento local no Brasil: (des)articulação de atores, instrumentos e território

1 out 2011 by josé carlos vaz, 2 Comments »

O artigo A gestão do desenvolvimento local no Brasil: (des)articulação de atores, instrumentos e território, que escrevi com Rafael D’Almeida Martins (Nepam-Unicamp) e  Eduardo de Lima Caldas (EACH-USP), recebeu o Prêmio Jorge Oscar de Mello Flôres- 2010, como o melhor artigo publicado na Revista de Administração Pública-RAP da FGV, no ano de 2010.

David Teniers II, Os três filósofos (1651-1656). Coleção de Arte Flamenga da National Gallery of Ireland.

A Comissão Julgadora foi constituída pelos Professores Armando Cunha (FGV), Luciano Junqueira (PUC/SP) e Tânia Fischer (UFBA).

O artigo foi originalmente publicado em Rev. Adm. Pública, vol.44, no.3, Rio de Janeiro maio/jun. 2010.  Clique aqui para ler o artigo completo na RAP

Nesse trabalho, discutimos  a gestão do desenvolvimento local a partir de instrumentos selecionados por meio de uma análise exploratória não apenas conceitual e teórica, mas sobretudo prática.  Fizemos uma análise comparada de experiências regionalmente distribuídas, levando-se em conta suas inserções em redes sociais e seus resultados econômicos na região em que estavam inseridas.O foco da análise foi a articulação dos atores envolvidos, entendida como um elemento central de processos de desenvolvimento local.

Algumas questões centrais foram identificadas para orientar uma reflexão sobre a intervenção dos atores da sociedade civil e dos governos na formulação de propostas e iniciativas de desenvolvimento econômico local. Percebe-se que refletir sobre o desenvolvimento local exige que se observe as experiências em duas frentes: uma de reprodução da lógica capitalista em escala localizada (tradicional) e outra de tentativas contra-hegemônicas (solidária).

Agradeço aos amigos e grandes pesquisadores Rafael D’Almeida Martins e Eduardo Caldas  pela oportunidade de trabalharmos juntos neste artigo. Em meu nome e em nome deles, agradeço  à RAP e à Comissão Julgadora pela concessão do prêmio, e reforço os agradecimentos feitos no texto do artigo a todos os pesquisadores e instituições que colaboraram e participaram da pesquisa.


 

 


2 Comments

  1. Marta Assumpcao disse:

    Caro Vaz – lindo blog – otimo artigo – e que tres filosofos maravilhosos!!!
    adorei tudo. bjs, Marta

  2. Deloise disse:

    Parabéns professor. Fico feliz como aluna e como leitora! Abraços.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!