Governança local e as TICs: mais do mesmo?

14 out 2009 by josé carlos vaz, No Comments »

Duas grandes perguntas sintetizam o grau dos desafios colocados para o uso das TICs para a promoção da cidadania através da governança eletrônica:

A primeira refere-se a como utilizar a tecnologia da informação para promover um processo de modernização democrática da administração pública. Ou seja: precisamos refletir sobre como proceder para que o incremento do uso da TI pela administração pública não fique restrito a processos de modernização conservadora, que pouco avançam na consolidação da democracia brasileira e não contribuem para uma efetiva redistribuição do poder.

A segunda pergunta refere-se ao contexto de profundas desigualdades que estrutura a sociedade brasileira. Trata-se de questionar quais devem ser as práticas que evitarão que a ampliação do uso das TICs aprofunde o fosso da exclusão social que divide os brasileiros em dois mundos absolutamente apartados.

Essa duas perguntas são debatidas no artigo Administração Pública e Governança Eletrônica: Possibilidades e Desafios para a Tecnologia da Informação, com o qual participo do livro Governança Local e as Tecnologias de Informação e Comunicação (Ed. Champagnat),  organizado pelos professores Maria Alexandra Cunha, Klaus Frey e Fábio Duarte, da PUC-PR. O livro traz reflexões sobre as possibilidades e limites do uso da governança eletrônica nos governos locais, sob o ponto de vista do fortalecimento das práticas democráticas nos governos municipais. Trata-se de uma excelente referência para a discussão das perspectivas da democracia eletrônica local, das relações entre cidadania e mídia no contexto da chamada “sociedade da informação” e das mudanças de práticas e paradigmas na administração pública. Traz também importantes discussões em torno dos novos desafios colocados frente à governança local pelas TICs.

Tags:, , ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!