Experimentando o Linux

26 abr 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

Há algum tempo, decidi tornar-me usuário de Linux. Instalei Linux (Ubuntu) em meu computador pessoal e em meu computador de trabalho. Os resultados foram excelentes, com um ótimo desempenho dos dois computadores. Deixei de depender de softwares proprietários, não preciso mais pagar licenças nem fortalecer grandes empresas que jogam contra a abertura de informações e o acesso livre ao conhecimento.

Por isso, recomendo a quem ainda usa windows fazer uma experiência com Linux. Com pouca adaptação estarã usando um sistema operacional muito bom, com bons aplicativos que dão conta de todas as necessidades.

Uma oportunidade é a seguinte (retransmito material de divulgação, enviado pelo John Robson):

Na próxima sexta-feira (27-abr-2012) o curso de Sistemas de Informação da EACH-USP  (USP Leste) realizará o Linux Install Fest,  das 13h00 às 18h00. O evento ocorrerá no Vão dos Auditórios da EACH. 

Este é um evento para as pessoas conhecerem, testarem e, se quiserem, instalar gratuitamente o Linux.  A instalação permitirá que seu computador passe a operar tanto em Linux quanto em  Windows, sem que nenhum prejudique  o funcionamento do outro.

Veja aqui como chegar à EACH-USP.

Alguns dados interessantes:

1) Dos 677 milhões de sites que existem no mundo, 79% (e subindo) usam Linux e 13% (e caindo) Windows.  Google, Facebook, Twitter usam Linux. [1]

2) Dos 500 mais poderosos supercomputadores, 457 (91.4%) usam Linux e apenas 1 (0.2%) usa Windows. [2]

Profissionais, engenheiros e cientistas escolhem o Linux pelas suas várias qualidades: é Leve, Rápido, Não Trava, Não Pega Vírus e é muito Simples e Fácil de se usar.

Outra vantagem, se seu Windows apresentar algum problema (vírus, falhas no sistema, tavamento, lentidão, etc), você continuará usando seu micro normalmente com o Linux.

Além do Linux serão instalados vários programas úteis como: Editores de Texto, Planilha e Apresentações; Editores de Imagens; Programas para Internet, etc.  Seu computador ficará completo e funcional.

[1] http://news.netcraft.com/archives/2012/04/04/april-2012-web-server-survey.html
[2] http://i.top500.org/stats

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!