São Paulo nos trilhos da inovação e do conhecimento (Gilberto Alvarez)

27 jun 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

Transcrevo abaixo artigo de Gilberto Alvarez, sobre a necessidade de democratizar o acesso e a produção de conhecimentos com uma perspectiva de inclusão social.  Segundo o artigo, é “fundamental que São Paulo reencontre o seu lugar no futuro, como uma cidade impregnada de ciência, cultura e inovação”. Para isso, “um novo conceito de pesquisa e inovação precisa ser colocado em prática aqui, incorporando e respondendo às necessidades de todos, desde a mais tenra idade”.

 

O município de São Paulo acolhe algumas das melhores universidades e centros de pesquisa do país, bem como empresas e instituições líderes de setores tecnológicos. O dinamismo de sua economia, sua população laboriosa e o seu expressivo orçamento tornam possível uma política pública transformadora, capaz de impulsionar um modelo democrático e inclusivo de produção de conhecimentos, o que faz de São Paulo uma metrópole com enorme potencial inovador.

Caravaggio, Menino mordido por um lagarto. c.1593-1594

Caravaggio, Menino mordido por um lagarto. c.1593-1594

No entanto, o caminho arduamente percorrido pelas administrações “demotucanas” da última década, de acentuado caráter mercantilista e elitista, tem virado as costas para o potencial da cidade, condenando os paulistanos a uma vida medíocre e sofrida. Tudo aquilo que implica em participação e criatividade tem sido abafado, e não surpreende o fato de que mais de 50% de seus habitantes desejariam mudar de cidade, segundo os Indicadores de Referência de Bem-estar no Município (Irbem), estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope).

Isso é revoltante. A revolução que sacode hoje o mundo tem sua força motriz no conhecimento, gerado por sucessivas inovações científicas e rápidas mudanças tecnológicas, que abrem possibilidades inéditas para a participação democrática e a melhoria do bem estar social. Há um espírito de inovação e descoberta, principalmente nas camadas mais jovens, que precisa ser incentivado por políticas e meios apropriados. E nenhuma cidade reúne condições tão propícias de participar desse processo quanto que São Paulo.

É fundamental que São Paulo reencontre o seu lugar no futuro, como uma cidade impregnada de ciência, cultura e inovação. A cidade necessita democratizar o acesso e a produção de conhecimentos com uma perspectiva de inclusão social. Um novo conceito de pesquisa e inovação precisa ser colocado em prática aqui, incorporando e respondendo às necessidades de todos, desde a mais tenra idade.

É justamente essa visão transformadora e generosa que vai requerer do próximo governo municipal uma política pública voltada para a ciência, tecnologia e inovação, de forma ampla e permanente, indo da base social aos diversos níveis da administração municipal e procurando criar ao mesmo tempo os mecanismos para sua continuidade.

Sobretudo é necessário tecer uma rede de iniciativas e instalações locais, que se multiplica de forma contínua, ocupando infraestruturas pré-existentes, destinadas a se tornar pontos de inovação e pesquisa, acolhendo exposições, organizando eventos e atividades locais, colaborando com as escolas, interagindo entre si e irradiando suas ideias e ações de maneira cumulativa.

Um exemplo de que isso é possível são os Pontos de Cultura, implantados com sucesso pelo Governo Federal desde 2003 e inspirados na prática da acupuntura, em que impulsos entre pontos e órgãos são transmitidos por meio de meridianos que percorrem o organismo como um todo. Este corpo é São Paulo e, nós, os seus membros.

Impulsionar uma visão estratégica de São Paulo como cidade inovadora exigirá uma ação ampla de coordenação com universidades, centros de pesquisa, escolas, instituições públicas, organizações da sociedade civil e outras potenciais instâncias de produção e difusão de conhecimentos, de forma a produzir um ambiente institucional favorável a essa proposta de visão.

Esses são apenas alguns dos muitos componentes que precisam ser desenvolvidos a fim de tornar São Paulo a capital da indústria do conhecimento, que predominará no futuro. A cidade é um campo de múltiplas possibilidades, um vasto campo aberto onde bons projetos fertilizam-se, crescem e trazem grandes resultados. Por isso mesmo, São Paulo precisa urgentemente pensar grande, porque também são grandes os seus desafios, seus potenciais e os desígnios de seu povo.

* Prof. Gilberto Alvarez (Giba) é diretor do Cursinho da Poli de São Paulo, membro do Diretório Municipal do PT e coordenador do Setorial Municipal de Ciência, Tecnologia e Tecnologia da Informação do PT-SP.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!