São Paulo entre 5 e 9 de julho

9 jul 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

O jornalista Gilberto Maringoni publicou artigo comparando dois dias de julho na história paulista. 5 e 9 de julho, datas marcantes, respectivamente, das revoluções de 1924 e 1932.

Os dois eventos são movimentos de um ciclo que se inicia com o levante dos 18 do Forte de 1922, no Rio de Janeiro, passa pela revolução de 1924, pela Coluna Prestes, pela revolução de 1930 e  se consolida em 1932, com a vitória das tropas federais de Getúlio Vargas sobre a insurreição contra-revolucionária paulista de 1932. Ao longo dos anos seguintes, Getúlio consolida seu poder político, sem que São Paulo perca poder econômico, mas cada vez mais deslocando o eixo desse poder para o capital industrial e de serviços, acumulado graças à atividade cafeeira.

No texto, Maringoni mostra as diferenças de projeto presentes nos dois movimentos, o de 1924 e o de 1932.  Fica claro, ainda que o autor trate os dois eventos de forma pouco nuançada, o que está em jogo: o projeto liberal de inserção resignada (e subordinada) do país ao capital internacional versus um projeto de desenvolvimento mais inclusivo e mais auto-suficiente e protagonizado pelo Estado brasileiro.  A menos que alguém acredite que a água de São Paulo fazia as pessoas da época serem mais democratas que todo o restante do Brasil…

Por mais que 9 de julho de 1932 pareça hoje uma data distante, um feriado estranho que ninguém comemora muito, as lutas de 80 anos atrás ainda estão presentes entre nós.

Basta ver as disputas em torno das privatizações, os ataques histéricos ao PT e a tudo o que cheira a inclusão social (Bolsa Família, Estatuto da Criança e do Adolescente, Minha Casa Minha Vida, direitos trabalhistas, políticas de cotas etc.) por parte das grandes vozes das elites e setores médios paulistas, ou as críticas às tentativas de uma política externa independente levada adiante pela diplomacia brasileira. E por aí vai.

Para quem se pergunta por que São Paulo é um lugar tão conservador, uma parte das respostas está em 1932.

Como se pode ver, o ciclo 1922-1924-1932 tem seus reflexos na contemporaneidade, como bem lembrado pelo autor no discurso de  1994 do recém-eleito Fernando Henrique Cardoso prometendo destruir o legado da Era Vargas.

Vale a pena ler o texto, publicado no portal Carta Maior.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!