Como São Paulo pode resistir ao Capital?

18 set 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

Quem disse que São Paulo não pode viver sem as Marginais? Quem disse que não podemos cultivar alimentos em nossos edifícios? Por que temos que conviver com rios sepultados sob as avenidas? Por que não desconcentrar os empregos e a infra-estrutura urbana? Será que precisamos ser escravos do automóvel para sempre? De onde saiu que as praças e parques devem ser gradeados? Aonde está o coração de quem aceita a cotidiana violência contra os moradores de rua?

São Paulo é uma cidade dominada pelo Capital. O governo municipal está, antes de mais nada, a serviço do lucro do capital financeiro e do setor imobiliário. Simples, assim. É isso que explica a degradação do espaço e da qualidade de vida.

Os seres humanos, o meio ambiente, a cultura, a dignidade, tudo é secundário. Não há solidariedade, há salve-se quem puder. Não há sonhos: a cidade não é espaço de sociabilidade e esperança; é uma enorme máquina de consumo.  Os espaços públicos são o deserto, de onde foge o indivíduo para seus bunkers: o carro, o condomínio, o shopping center. O Capital não quer a liberdade e a criatividade. Prefere as proibições e a padronização bem-comportada de quem, dócil, submete-se.

Desurbanismos Paulistanos é um projeto de extensão universitária que pretende identificar e dar visibilidade a grupos que atuam na cidade de SP (Capital e Grande S. Paulo) resisitindo ao império do Capital.   O projeto objetiva disseminar suas práticas e propostas dissonantes e inovadoras, abrindo espaço para um debate que vá além do óbvio e do estabelecido.

Se você também acha que resistir ao Capital é fundamental para o futuro da cidade de SP, está convidado a participar desta atividade e das próximas do projeto Desurbanismos Paulistanos.

O Projeto Desurbanismos Paulistanos tem apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!