Hiato: Escancarando o racismo e o preconceito no Brasil

12 dez 2013 by josé carlos vaz, No Comments »

Nos últimos tempos, um fenômeno tem provocado pavor e repulsa na classe média frequentadora de shopping centers. São os rolezinhos, eventos em que dezenas ou centenas de jovens pobres combinam encontrar-se no mesmo shopping center. Clique aqui para ver artigo a respeito, de Leonardo Sakamoto.

Na verdade, esse tipo de medida de resistência contra a discriminação não é novo. Em 2000, um grupo de manifestantes ligados a movimentos de sem-teto fizeram uma visita surpresa ao Shopping Center Rio Sul, no Rio de Janeiro. O shopping center, situado na Zona Sul carioca, tem uma clientela de renda média e alta, bastante diferente dos manifestantes.

Sete anos depois, Vladimir Seixas dirigiu o documentário “Hiato“, que combinou imagens do fato, entrevistas feitas com os manifestantes e com pesquisadores.

Como o título antecipa, o documentário escancara o preconceito e o racismo dirigido contra os pobres e contra os negros no Brasil.

A grande virtude do documentário (e, obviamente, da manifestação), é ter evidenciado e registrado essa atitude racista e preconceituosa no templo da sociedade baseada no consumo, o shopping center. Ações aparentemente banais e desprovidas de significado político, como experimentar um sapato, fazer uma refeição na praça de alimentação, ou verificar os preços de uma peça de roupa, mudam totalmente de significado quando quem as realiza não é uma pessoa branca, de classe média, vestida com roupas de grife. De ato corriqueiro, vira ameaça à ordem que chega a mobilizar o efetivo policial para reprimi-la.

O filme deixa evidente, também, o peso da desigualdade na sociedade brasileira. Como garantir real inclusão social e aprofundar a democracia, se vivemos em uma sociedade tão desigual?

Vale a pena assistir. Dura menos de vinte minutos.

Tags:, ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!