Logística – Exercícios de reposição – 2013

18 dez 2013 by josé carlos vaz, No Comments »

Os exercícios abaixos serão usados como reposição não presencial das aulas impedidas de serem ministradas pelas condições impróprias do campus da EACH.

Podem ser feitos em grupos de até 4 pessoas. Deverão ser enviados até o dia 10/1/2014 para o endereço logistica@vaz.blog.br

Exercício 1 – Mobilidade urbana – indicadores de qualidade do serviço público

Visitem a página de transparência da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo. Clique para fazer download dos Indicadores de desempenho Relativos à Qualidade dos Serviços de Públicos.  O trabalho apresenta oito indicadores de desempenho utilizados para avaliar o transporte público no período 2009-2012.

Na opinião de vocês, esses indicadores são adequados? Por quê? Vocês teriam outros para sugerir?

Exercício 2 – Mobilidade urbana – Faixas exclusivas de ônibus

Como resposta às demandas por melhorias imediatas no transporte público, a prefeitura implantou dezenas de quilômetros de faixas exclusivas para ônibus. Trata-se da Meta 77 – Implantar 150 km de faixas exclusivas de ônibus, do Programa de Metas da cidade. A medida tem gerado muita polêmica. Taxistas querem tirar proveito das faixas de ônibus para circular mais rápido. Outras categorias também.  Motoristas de carros particulares sentem-se prejudicados pelas faixas livres para os ônibus circularem, enquanto ficam parados no congestionamento. Pesquisem o assunto e respondam as questões:

a) O uso de faixas exclusivas de ônibus traz quais benefícios para a cidade?

b) Qual o sentido de se retirar faixas de circulação e estacionamento de automóveis e entregá-las ao transporte público?

c) Quais são as limitações da iniciativa?

d) Se vocês fossem os prefeitos, teriam tomado essa medida?

 

 

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!