PROTESTO CONTRA AUMENTO DA TARIFA DE ONIBUS EM SP

5 jan 2010 by josé carlos vaz, 3 Comments »

O aumento da passagem de ônibus em SP é mais uma oportunidade de luta e resistência contra o modelo de cidade que apenas privilegia o automóvel, incansavelmente defendido e implantado pelo governo municipal e o governo estadual.  Também é uma oportunidade de luta por políticas públicas que favoreçam os setores mais necessitados da cidade.

Para entender a tarifa de ônibus e metrô, basta fazer uma conta simples: uma tarifa mais cara  significa que a prefeitura e o governo do estado estão colocando menos recursos para subsidiar o transporte público. Se estão colocando menos recursos nisso, é porque os estão desviando para outros itens, como, por exemplo, os exagerados gastos com publicidade governamental que temos assistido todos os dias na televisão.

Com tarifa maior, ou o cidadão retira parte de seu orçamento para isso, ou anda a pé.   Quem tem veículo próprio pode passar a fazer mais viagens de carro ou moto. Com menos passageiros, o transporte público torna-se mais deficitário e, portanto, mais caro e de pior qualidade, em um círculo vicioso. O único ente que pode romper esse círculo vicioso é o poder público, através de melhor regulação, investimentos e subsídios. O que vemos em SP é o inverso: os governos municipal e estadual agem no sentido de piorar a situação e fortalecer o círculo vicioso da degradação do transporte público.

Por isso, vale a pena protestar. Retransmito abaixo  a convocação enviada pelo Edson Silva, do Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo

ATO PÚBLICO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE ÔNIBUS NA CAPITAL

QUINTA-FEIRA – 07/01/2010 – concentração às 16 horas Local: Theatro Municipal (Metro Anhangabaú)

O poder público municipal, Executivo e Legislativo, devem exercer suas funções no sentido de garantir a qualidade de vida e as condições mínimas para que todos, homens e mulheres, crianças e jovens, adultos e idosos, tenham o acesso pleno aos direitos sociais a fim de efetivar sua dignidade humana.

Aumentar a passagem de ônibus é impor sobre a renda dos desempregados, dos trabalhadores assalariados, e outros, um peso excessivo na dimensão econômica e social, considerando que o transporte público não recebe os investimentos necessários e efetivos para atender melhor a todos, diferentemente do estimulo contínuo ao transporte individual.

Tags:, ,

3 Comments

  1. Yvan disse:

    Esse governo só roba o povo mesmo,isso é um assalto,meu…passagem de busão mais cara do que de metrô,onde já se viu!!!eu vou nesse protesto com certeza!!!isso não pode ficar assim,é um absurdo!!!

  2. Marcos disse:

    esse kassab é muito esperto mesmo “não aumentarei a passagem em 2009″chega dia 4 de janeiro de 2010 o fdp aumenta!!!!!!devia ter votado na marta,fui cai na conversa dessa bicha mentirosa é isso que dá.

  3. Cairu Bortoto disse:

    Estarei lá….onde houver corrupção o MSJ1 comparecerá para reclamar pelos nossos direitos….

    Abraços companheiros

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!