Oportunidade para Bolsas em Projetos de Pesquisa e Extensão

29 jul 2015 by josé carlos vaz, No Comments »

Estão abertas as inscrições para projetos do Programa Unificado de Bolsas da USP, até o dia 5 de agosto, no sistema Júpiter.

Tenho três projetos aprovados, que serão executados no âmbito do GETIP – Grupo de Estudos em Tecnologia e Inovação na Gestão Pública e do Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas.

Convido os alunos realmente dispostos a realizar atividades de pesquisa e extensão de alto nível a inscreverem-se nos projetos que lhe interessarem. É possível inscrever-se em até dois projetos Alunos ingressantes em 2015 também podem se inscrever.

1 – Projeto de pesquisa: Avanços e Perspectivas na Gestão Pública Brasileira a Partir do Cenário do Congresso CONSAD de Gestão Pública.

O projeto busca sistematizar os temas mais destacados na agenda de modernização da gestão pública do Brasil nos anos recentes. Para tal, irá concentrar-se em um cenário de destaque nesse debate: o Congresso CONSAD, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração, cuja oitava edição anual ocorreu em 2015. O trabalho dos bolsistas será participar da classificação dos trabalhos apresentados, colaborando na elaboração de artigos sobre o tema.

2 – Desburocratiza, USP!

Trata-se de um projeto de extensão voltado à modernização administrativa da USP.

O objetivo do projeto é identificar oportunidades de melhoria de processos de trabalho na gestão da universidade, tanto em nível central como no das unidades. Nesse caso, será dado especial destaque aos processos de trabalho da EACH, não obstante a possibilidade de incluir no escopo outras unidades e órgãos da administração central.
Para dar conta do objetivo, o projeto deverá disponibilizar uma ferramenta de contato para a comunidade identificar e relatar situações em que os processos de trabalho apresentam disfunções e ineficiências de impacto negativo sobre o funcionamento da EACH e/ou da USP.
Essas informações, adicionadas a levantamentos realizados pelos bolsistas do projeto, contribuirão para a montagem de propostas de modernização de processos a serem apresentadas às instâncias responsáveis pelos problemas detectados, no sentido de contribuir para a sua solução.

As tarefas dos bolsistas abrangerão a gestão das ferramentas de interface com a comunidade, a realização de levantamentos e a participação nas discussões para formulação de propostas e sistematização de agendas.

3 – Impactos da TI no Controle Social da Administração Pública Brasileira

É um projeto que combinará pesquisa e apoio ao ensino, buscando produzir pesquisa que gere material didático para GPTI e outras disciplinas envolvidas com Tecnologia da Informação.

Os objetivos são:
– Identificar casos de referência de processos de trabalho e produção de informação para controle social no setor público (inclusive dados governamentais abertos) que foram radicalmente transformados pela incorporação de TI, de maneira a interpretar mudanças de paradigma tecnológico e gerencial.
– Sistematizar os casos estudados, produzindo artigos e/ou material didático para a disciplina Gestão deProcessos e Tecnologia da Informação e outras correlatas.

Os bolsistas envolver-se-ão nas atividades de levantamento e participarão da elaboração dos artigos e outros materiais do projeto.

Clique no link abaixo para ver o edital:

ProgramaUnificadoBolsas2015

Tags:,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!