As matriarcas da democracia

2 abr 2016 by josé carlos vaz, No Comments »

Vários movimentos sociais organizaram um acampamento contra o golpe e em defesa do estado de direito na Praça do Patriarca. Estão ali, dia e noite, em vigília para defender a democracia.

IMG-20160402-WA0067Acabo de voltar de lá. Fomos, ontem e hoje, fazer visitas de solidariedade, como muitas outras pessoas têm feito. Essas são daquelas visitas em que você recebe muito mais do que dá. Foi muito bom ir, conversar com as pessoas, tomar café com elas, ouvir suas preocupações e absorver seu entusiasmo e compromisso.

Nestas duas noites, os grupos em vigília eram de movimentos de moradia. Gente simples, trabalhadora, lutadora. Mobilizaram-se para ajudar a barrar um golpe que já perdeu qualquer aparência de legalidade ou justiça, e se mostra apenas artimanha das piores quadrilhas da política brasileira para impedir o avanço da luta contra a sua corrupção e ampliar a pilhagem sobre o Estado. Tudo isso sob o aplauso de setores que se dizem esclarecidos, honestos e democratas, mas que, em nome de seu preconceito, não têm vergonha de apoiar as picaretagens de foras-da-lei como Eduardo Cunha e aquele juiz que pensa que é Deus, mas é um criminoso.

IMG-20160402-WA0009IMG-20160402-WA0006Na sua maioria, quem está na Praça do Patriarca são mulheres, algumas com seus filhos pequenos. Muitas, solidárias, já consquistaram sua moradia, mas seguem na luta, ajudando outros a conquistá-la. Essas mulheres sabem muito bem o que estão fazendo ali. Sabem que os defensores do golpe cumprem a pior e mais retrógrada agenda, que é a eliminação de direitos duramente conquistados e a reversão dos modestos avanços na luta contra a desigualdade que conseguimos. Entendem que é seu futuro como trabalhadoras e mães que está sendo ameaçado. Conhecem muito bem os limites e erros dos governos e dos partidos, mas explicaram-me que não se pode jogar a criança junto com a  água suja. Deram-me aula sobre as dificuldades que há em se governar uma cidade como São Paulo e um país como o Brasil.

Sabem mais de política que muitos arrogantes doutores nos corredores das universidades. Têm mais a ensinar sobre cidadania que a maioria dos políticos brasileiros. Dedicam-se mais à transformação social que muitos aproveitadores que se fingiram de democratas, de honestos e de socialilstas, enquanto isso lhes gerava cargos e status.

Sugiro a todos que façam uma visita ao povo que está lá, defendendo o futuro de todos nós. É só chegar e puxar conversa. Quem chega é muito bem recebido. Se puder, levem alguma coisa para ajudar: comida, frutas, café, açucar, copos descartáveis, uns docinhos para as crianças.

Vocês não vão se arrepender. Como ensinava Gustavo Gutierrez, não se muda o mundo falando de pobres hipotéticos, mas sim convivendo com os pobres de carne e osso. No caso, carne, osso e muita dignidade.

Tags:, ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!