Debate com Chico Whitaker sobre a influência do Pe. Lebret no pensamento sobre o desenvolvimento local no Brasil
Observatório Interdisciplinar de Políticas Públicas e Grupo de Estudos sobre Poder e Desenvolvimento Local promovem o debate:
As influências do Pe. Lebret no debate sobre desenvolvimento local
Pe. Lebret foi um importante pensador que influenciou as discussões sobre planejamento urbano e desenvolvimento econômico em São Paulo nos anos 1950 e 1960. Criador do movimento Economia e Humanismo, cujos princípios estão orientados para uma visão de economia e desenvolvimento na qual o principal objetivo é atender as necessidades humanas e ao inves da simples otimização da alocação dos recursos disponíveis. Em 1947 fundou em São Paulo a SAGMAC, que atuou no Brasil entre 1947 e 1960 atuando no planejamento urbano e no desenvolvimento econômico local, especificamente com pesquisas e formação de quadros técnicos para atuarem no campo do desenvolvimento.
Programação
13h30 Abertura – Prof. Eduardo L. Caldas
13h45 Apresentação de TCC “Políticas públicas de segurança alimentar e nutricional na
perspectiva da economia humana: o caso da ‘batalha da alimentação’ no Governo Montoro.” – Tatiana Olles
14h10 Palestra: A influência do pensamento e da ação do Pe. Lebret em São Paulo – Francisco Whitaker Ferreira (Chico Whitaker), arquiteto e ativista social, ex-vereador em São Paulo, líder do governo de Luiza Erundina na Câmara Municipal, “Prêmio Nobel Alternativo” da Right Livewood Award, conferido pelo Parlamehto Sueco, em 2006 e co-fundador do Fórum Social Mundial.
15h10 Comentários – Prof. José Carlos Vaz
15h30 Debate
16h00 Encerramento
Local: Sala de reuniões do Bloco M1 (bloco dos grupos de pesquisa) na EACH-USP.
Data: 15/09/2016, das 13h30 às 16h
Tags:Chico Withaker, Comissão da Verdade da USP, Desenvolvimento local, Pe.Lebret, Planejamento urbano
Follow Me!