Capacidades de governo em processos participativos de urbanização

21 set 2016 by josé carlos vaz, No Comments »

Está disponível na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP a dissertação Capacidades de Governo em Processos Participativos de Urbanização, de Liliane Araújo Barbosa, orientada por mim no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP e defendida neste ano.

Stanley Spencer - The Builders (s/d)

Stanley Spencer – The Builders (s/d)

A dissertação buscou evidenciar quais são as capacidades de governo demandadas pelo processo de participação nos projetos de urbanização.

O trabalho de campo foi realizado em São Bernardo do Campo, especificamente os projetos PAC Alvarenga e Conjunto Habitacional Três Marias. Nele, foi possível identificar as visões sobre as capacidades de governo requeridas para a efetivação dos projetos de urbanização com participação popular, do ponto de vista de dirigentes públicos, da equipe técnica responsável pelo trabalho social e dos moradores envolvidos nos projetos.

Além dos resultados específicos para os casos estudados, a pesquisa aponta capacidades políticas, técnicas, administrativas e institucionais que podem ser consideradas em análises e gestão de outras experiências onde a participação dos beneficiários na construção de projetos e implementação de iniciativas de urbanização seja conquistada.

Fica aqui meu agradecimento à Liliane pela dedicação ao longo de todo o processo.

BARBOSA, Liliane Araujo. Capacidades de governo em processos participativos de urbanização. 2016. 219f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Políticas Públicas) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

Para baixar a dissertação em pdf, clique aqui.

Tags:, , , , ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!