Terca 25/5: aula especial sobre Internet.

20 maio 2010 by josé carlos vaz, No Comments »

Na próxima terça teremos aula, mas será uma aula especial, fora da EACH.

Em lugar da aula, participaremos de debates promovidos pelo congresso CONIP 2010, o principal evento de TI aplicada à inovação na gestão pública no Brasil, de cujo conselho  faço parte.

Os debates se darão em torno de temas atualíssimos no campo da TI e políticas públicas: a regulação da Internet e o Plano Nacional de Banda Larga.

Teremos oportunidade de ouvir e fazer perguntas aos principais protagonistas destas discussões:

A programação é a seguinte:

10:00 h – Abertura do CONIP 2010

“Debate Marco Civil da Internet”

  • Deputado Paulo Teixeira (PT-SP)
  • Deputado Júlio Semeghini (PSDB-SP)
  • Guilherme Almeida, Ministério da Justiça

A minuta do Marco Civil da Internet está na agenda do dia. Há uma tensão no ar entre os defensores do anonimato na rede e os desfensores de um maior controle no acesso e uso da rede mundial de computadores. Até de 23 de maio, o Ministério da Justiça recebe contribuições para a minuta do projeto de lei por meio do site do Marco Civil na Internet.. Os debatedores convidados. Deputado Julio Semeghini e Deputado Paulo Teixeira, são deputados atuantes na temática tecnologia da informação, internet e cidadania. A eles vai se juntar Guilherme Almeida, Chefe de Gabinete da Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, órgão responsável por conduzir a elaboração do projeto de lei.

11:30 h – “Plano Nacional de Banda Larga”

  • Rogério Santanna, Secretário de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento e novo presidente da Telebrás, encarregada de implementar o plano.

Diversos estudos apontam que o Brasil está se atrasando no trem da banda da larga mundial e que tanto o modelo regulatório implantado no processo de privatização dos anos 90, como  as empresas de telecomunicações não têm sido capazes de prover infra-estrutura adequada. O governo federal reagiu como o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Na oportunidade, será possível receber informações, diretamente do responsável pela implementação, sobre o que é o PNBL, como e quando ele vai acontecer no Brasil.

12:00 h – “Conversando sobre o Plano Nacional de Banda Larga”

Na sequência, será possível debate o PNBL com uma das maiores autoridades brasileiras no assunto: Hartmut Glaser, diretor-executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

A participação nessas sessões do congresso é aberta e gratuita.

Local:  Centro Fecomercio de Eventos

  • Rua Dr. Plínio Barreto, 285 (via lateral da Av. 9 de Julho, em frente à Praça 14 Bis)
  • Ao lado da Fundação Getúlio Vargas
  • Próximo a Estação Trianon-MASP do Metrô
  • Em frente ao Hospital Sirio Libanês

Para os alunos do matutino, a presença é obrigatória, com a produção de relatório sobre os debates. Os alunos da turma do noturno serão bem-vindos, também. Outros interessados também podem participar.

Vejam aqui como ficou o programa da disciplina para o Matutino.

Alunos que forem participar do evento em Limeira devem me avisar, pois abonarei a falta.

Tags:, , , ,

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!