Logística integrada e as decisões na gestão de políticas públicas

21 abr 2011 by josé carlos vaz, 1 Comment »

Acabo de publicar, com Gabriela S. Lotta, o artigo A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil, pela RAP – Revista de Administração Pública, da EBAPE-FGV (RAP – Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 45(1):107-39, jan./fev. 2011 ISSN 0034-7612).

O artigo identifica e classifica uma série de decisões logísticas essenciais que caracterizam a ideia de logística no setor público. Também analisa algumas experiências e casos que demonstram a importância e especificidade dessas discussões para as políticas públicas.

No artigo, mostramos como as decisões logísticas são centrais para se pensar a melhoria do Estado e dos serviços públicos.  Se, por um lado, essas decisões não podem ser apartadas da teoria e das práticas logísticas consagradas no meio empresaria, ao mesmo tempo tem uma grande especificidade no setor público, que faz com que sejam objeto de análises específicas. Buscamos, demonstrar isso, identificar e sistematizar os componentes logísticos da gestão de políticas públicas.

Além disso, buscamos estabelecer como essas decisões logísticas podem ser consideradas, nos processos decisórios da gestão de políticas públicas, como instrumento de promoção da eficiência e de impactos significativos nos próprios resultados da administração públicado. Para isso, tomamos como  ponto referência os conceitos de logística integrada e do gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Agradeço ao amigo José Hernani Arrym Filho pelos comentários na versão preliminar.

Faça download do arquivo aqui.

 

Tags:, ,

One Comment

  1. […] VAZ, J.C. e LOTTA, G.S. A contribuição da logística integrada às decisões de gestão das políticas públicas no Brasil. RAP – Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro 45(1):107-39, jan./fev. 2011 . Disponível em: http://vaz.blog.br/blog/?p=975. […]

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!