O metrô e o churrasco na luta pelo espaço público em SP

11 maio 2011 by josé carlos vaz, 3 Comments »

Nesta semana, tivemos mais uma demostração de como uma pretensa elite tacanha e protoescravagista é capaz de levar uma cidade à decadência. De quebra, vimos como  um governo dominado por esse mesmo grupo social não consegue ter competência para resolver os problemas, e  só consegue piorar as coisas.

Falo, já devem ter percebido, da notícia de que o governo estadual, em um lance de absoluta falta de coragem, mudou o projeto do metrô e cancelou a construção da futura estação Angélica (Av. Angélica X R. Sergipe). O motivo: um abaixo assinado de 3.500 moradores que não aceitam o fato, alegando que o metrô trará uma “gente diferenciada” para o bairro. Só faltaram usar o termo que seu racismo normalmente emprega: “vai trazer gente feia, e aqui é lugar de gente bonita“.

O fato dispensa maiores comentários, e mostra a decadência moral e intelectual de setores da sociedade paulista que se assumem como mais modernos, civilizados e cultos…

O metrô em SP sempre foi usado como elemento de criação de desigualdade, valorizando algumas áreas em detrimento de outras, alimentando, assim, a especulação imobiliária. Agora, o fenômeno se inverte: o metrô é rechaçado para manter intocado o gueto de setores abastados, em uma área já bastante adensada e com poucas perspectivas de lançamentos imobiliários…

Vejam o texto da jornalista Thalita Pires, no blog Desafios Urbanos, comentando o fato. É bem esclarecedor.  Já circula na internet  um abaixo-assinado a favor da construção da estação.

Aproveito para divulgar a divertida manifestação que está sendo convocada para este sábado: o CHURRASCÃO DA GENTE DIFERENCIADA, que acontecerá no bairro, neste sábado, dia 14, às duas da tarde, em frente ao Shopping Higienópolis (Av. Higienópolis, 618).

Será uma forma bem-humorada de protestar contra essa perversa combinação da mesquinharia da Associação Defenda Higienópolis com a incompetência e falta de brio do governo estadual.

Passe na Bassi, e compre uma picanha para ajudar no churrasco. Os nobres moradores vão ficar ofendidos se você levar uma linguiça do mercadinho da esquina…

Tags:,

3 Comments

  1. Fábio/Finxs disse:

    Ah!

    Eles vão falar:

    “se não têm picanha que comam brioches!”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Quero que o expresso tiradentes desemboque em higienópolis, mas acho que isso faria mal para o pessoal de Cidade Tiradentes! kkk

  2. […] aborda do assunto. Fora da imprensa, o professor do curso de Políticas Públicas da Each-USP José Carlos Vaz também se manifestou a […]

  3. Se fosse estação da CPTM , a associação de moradores fariam Golpe de Estado, hahahahaha. Não é possível acreditar que eles tenham cancelado a estação por questões técnicas. Outra Linha que sofreu o mesmo tipo de problema foi a expansão da Linha 5 Lilás (Largo Treze – Chacara Klabin).

    E os trabalhadores da região de Higienópolis tem que continuar a se sujeitar com a calamidade do transporte de ônibus na região?

    A elite paulistana é pré-histórica. Enquanto a elite nova iorquina e parisiense aplaude e reinvidica estações, aqui ocorre o inverso. É vergonhoso.

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!