Os grileiros da saúde em SP

23 ago 2011 by josé carlos vaz, 1 Comment »

O Pronto Socorro do Hospital Santa Marcelina, referência do SUS na zona leste de S. Paulo, está fechado para novos pacientes desde sábado (20/8), devido à superlotação e à falta de recursos para atendimento.

Para o governo estadual, no entanto, isto não parece problema. O governo estadual e sua base de apoio na ALESP preferem atuar como um bando de grileiros, que vende o que não é seu: a saúde dos pobres.

Cândido Portinari: Criança Morta (1944)

Tanto que segue vigente a Lei estadual paulista 1.131/2010, a Lei da Dupla Porta, que permite que leitos de hospitais públicos administrados por Organizações Sociais (OS) sejam comercializados junto a planos de saúde ou particulares. Ou seja, como já comentei aqui antes:  o hospital, construído e financiado com dinheiro público, poderá ser explorado comercialmente por uma organização privada. Algo como se o governador me contratasse como motorista de seu veículo oficial, e deixasse que eu utilizasse o carro para fazer corridas como táxi nas horas livres.  (Veja aqui meu comentário anterior sobre este assunto.)

Quem ganha com isso? As OS faturam um troco e os planos de saúde deixam de investir em hospitais para alugar leitos mais baratos, porque pagos com o dinheiro de um terceiro (o governo do estado), que não ganha nada com isso.

Agora, o pesquisador da FMUSP Mário Scheffer nos alerta que o governo estadual pretende ampliar  a doação de leitos, aprovando lei que legaliza de vez a prática também no Hospital das Clínicas.  Para Mário Scheffer, esse é o maior ataque ao SUS desde o famigerado PAS, do prefeito Maluf, no início dos anos 1990.

Enquanto isso, na Zona Leste, os pobres,  em busca de um pronto-socorro, vagueiam como “cegos pelo continente”, carregando, como peninentes, as pedras do desprezo a que lhes submeteram. Sua saúde está à venda:  os “grileiros da saúde” vendem o que não é seu, sem se importar com as consequências.

Parece que os assessores do governador e do Prof. Giovanni Cerri, ex-diretor da FMUSP e secretário estadual de saúde, não os informaram adequadamente sobre o problema do Santa Marcelina. Eles têm mais com que se ocupar: devem estar atarefados com a implantação da generosa política de apropriação privada de recursos públicos escassos em que se tranformou a saúde em São Paulo.

 

Tags:, , , ,

One Comment

  1. Asa disse:

    If you are interested in topic: earn online
    money by typing quirks homestuck – you should read about Bucksflooder first

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!