Minhas razões para votar em Fernando Haddad

5 out 2012 by josé carlos vaz, No Comments »

1 – Estar do lado dos mais pobres:  com todas as críticas, umas justas, outras injustas, que se possa fazer ao PT, seu compromisso social é inegável. Prefiro votar no Haddad do que entregar a cidade ao grupo que por 8 anos governou para os ricos. Entre outras práticas lamentáveis, o governo municipal dos últimos 8 anos beneficiou descaradamente a especulação imobiliária,  barbarizou os moradores de rua com práticas nazistas e  permitiu (para dizer o mínimo) o incêndio de centenas de favelas.

Para mim isso já seria o suficiente: não posso colaborar (nem que fosse votando nulo) para que aqueles que  perseguiram com crueldade os mais pobres dentre os pobres  continuem a fazer suas desumanidades. Sou radicalmente contra essa gente. Mas apresento ainda outras razões que seleciono entre as muitas que poderia listar:
2 – É o único que teve o respeito pela cidade de preparar um plano de governo: É o único candidato que tem um projeto consistente para SP, expresso em um plano de governo elaborado com o apoio voluntário de mais de 500 especialistas. Enquanto isso, seus adversários nem se deram ao trabalho de apresentar um programa de mentirinha, e zombaram da cidade lançando umas promessas soltas ao vento.

3 – Preparo: Haddad tem preparo intelectual, pessoal e político para o cargo. Uma trajetória digna e correta, sem nenhuma acusação de corrupção pesando sobre ele. É o único que tem uma leitura da cidade, que entendeu que SP é uma cidade que se apequenou, que perdeu a vitalidade, a iniciativa e o dinamismo. Entendeu que a tecnologia é chave para modernizar a gestão e os serviços públicos, que a cidade precisa investir em ciência, tecnologia e inovação. Enquanto os outros não conseguem ir além de pensar do obscurantismo de uma campanha de síndico de uma caverna do pré-cambriano, ele pensa a cidade como liderança política de uma metrópole global deve fazer.
4 – Inimigo dos homofóbicos: Haddad é perseguido implacavelmente pelos setores homofóbicos (ex. Malafaia e Edir macedo, qua apóiam seus concorrentes diretos). Esses grupos preconceituosos inventaram a falácia do kit gay (na verdade, um material de preparo das escolas para lidar contra o preconceito contra os homossexuais) para espalhar seu preconceito cheio de ódio e fazer luta política rasteira. Se os homofóbicos o perseguem, quero estar do lado dele, porque não me misturo a essa gente.
5 – Seu trabalho no Ministério da Educação: Haddad fez um excelente trabalho como ministro da educação. Não consigo lembrar, nos últimos 30 anos, de alguém que tenha sido melhor que ele. Abriu dezenas de universidades e campi, consolidou o PROUNI, expandiu o ensino técnico, fez o Sistema S passar a aplicar a maior parte dos recursos em cursos gratuitos, fortaleceu o ENEM. As críticas que se faz ao ENEM, por exemplo, só podem ser feitas com grande dose de desinformação ou má-intenção: o ENEM foi vítima de ações criminosas, e, ainda assim, está revolucionando o acesso à universidade e enfraquecendo a indústria do vestibular. Sem democratizar o ensino superior não haverá real desenvolvimento nem verdadeira democracia. Não haverá igualdade de oportunidades e continuaremos submetidos ao domínio dos mesmos reacionários de sempre.

 

Para os amigos que querem indicações para vereador:

Adolfo Pinheiro 13456 – Militante da democratização da tecnologia e do direito à informação, ativista da transparência e participação, coordenador do Núcleo de Militância em Ambientes Virtuais. Atua também no centro de SP. http://adolfo13456.com.br/

Nabil Bounduki 13633 – Urbanista, professor da FAU-USP, foi Superintendente de Habitação Popular no governo de Luiza Erundina e coordenou a elaboração da Políticas Nacional de Resíduos Sólidos no Ministério do Meio Ambiente. http://www.nabil.org.br/

Beto Custódio – Militante das  comunidades eclesiais de base e do sindicado dos professores. Foi vereador por duas legislaturas, atuando nas áreas de educação e direitos humanos. É um militante com fortes ligação com as comunidades mais pobres da Zona Leste e com as demandas da região, e representa uma prática política ética e comprometida com a justiça social. http://www.betocustodio.com.br

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!