SP: PM assume a Secretaria de Transportes

8 jan 2010 by josé carlos vaz, 1 Comment »

Os protestos contra o aumento da tarifa de ônibus ocorridos neste dia 7 de janeiro terminaram em violência.  Atemorizados pelo risco da eclosão de uma onda de protestos contra o aumento da tarifa de ônibus (veja matéria com valores e índices aqui),  os governos estadual e municipal resolveram chamar o melhor argumento que tinham: a Tropa de Choque da Polícia Militar.

Faz muito sentido. A política pública de transporte para a capital e região metropolitana baseia-se no estímulo ao uso do automóvel, como demonstram a velocidade da obra de ampliação da Marginal do Tietê e os atrasos nos investimentos no metrô. O aumento das tarifas completa o quadro, servindo para reduzir gastos dos governos estadual e municipal em subsídio ao transporte. Nessa equação, não há espaço para os usuários, trabalhadores, estudantes, desempregados… Quem não anda de carro é subcidadão. Caso se rebele, não há o que negociar:  a única alternativa do governo é recorrer à força.  A PM tornou-se o principal instrumento de política pública de mobilidade urbana na metrópole paulistana.  Pode-se dizer que, com a repressão violenta à manifestação de hoje, a polícia assumiu a secretaria de transportes metropolitanos do estado e a secretaria de transportes da capital.

Este é mais um pedregulho a pavimentar a estrada que vai levando São Paulo rumo à decadência como metrópole…

Sempre é triste ver as imagens deste tipo de ação repressiva. Uma, especialmente, ilustra o espírito da repressão a qualquer voz discordante do governo do estado e seus aliados: um policial “lava” com spray de pimenta o rosto de um rapaz com as mãos erguidas, indefeso. Mais uma vez, o governo estadual demonstra que sua política para a PM, além de humilhar os policiais e enfraquecer a corporação pelo  pagamento de salários vergonhosos e falta de investimentos, é  transformá-la em um bando de capangas para agredir cidadãos desarmados que protestam contra os interesses do grupo dirigente do Palácio dos Bandeirantes.

Enquanto isso, a classe média estréia, em congestionamentos e inundações, seus novos carros comprados à prestação nas promoções de fim de ano…

Tags:, ,

One Comment

  1. […] história se repete. Há um ano, publiquei um post comentando que, em SP, a Polícia Militar assumiu a Secretaria Municipal de Transportes, porque a […]

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!