Prisioneiros do feijão-com-arroz eletrônico: os portais municipais brasileiros, entre a oferta básica e a inovação

12 jun 2009 by josé carlos vaz, 1 Comment »

Este era para ser  o título original de artigo que publiquei  recentemente na revista iP – Informática Pública (ano 10, n.2, 2008). Por conta da linha editorial, o título foi modificado. No artigo, procurei mostrar  como os portais municipais evoluíram entre 2003 e 2008. Constatei que os portais municipais brasileiros têm se conformado com uma evolução marcada por lentidão na inovação. Esta se dá com pouca ousadia em termos de forma e conteúdo. Há uma certa indiferenciação que reflete um conjunto de padrões comuns, consolidados e compartilhados, que denominei “oferta básica”.  Oferecendo de maneira assemelhada essa oferta básica, fazem todos o feijão-com-arroz eletrônico, sem explorar os recursos que a TI oferece. Certamente, dão sua contribuição para a lentidão da evolução do governo eletrônico no Brasil, detectada em recente pesquisa do NIC.br e que Vagner Diniz, na abertura do CONIP 2009, chamou, provocativamente, de “morte do governo eletrônico”.

O nome do artigo é: A Evolução da Oferta de Serviços e Informações ao Cidadão pelos Portais Municipais Brasileiros: Entre a Inovação e a Oferta Básica.  O endereço da revista é http://www.ip.pbh.gov.br.

BAIXAR O ARTIGO

Tags:, ,

One Comment

  1. […] Pesquisa exploratória sobre uso da internet por prefeituras, caracterizando uma “oferta básica” de serviços pelas prefeituras. Esta pesquisa foi aplicada novamente em 2008, sobre a mesma amostra de municípios, permitindo acompanhar sua evolução (ver artigo aqui). […]

Leave a Reply

Follow Me!

Follow Me! Follow Me! Follow Me! Follow Me!